É a segunda depressão a afetar a meteorologia em Portugal continental num curto espaço de tempo.
Depois da passagem da tempestade Davide, que se fez sentir na reta final da semana passada, esta terça-feira o continente é atingido pela depressão Bram, assim foi batizada pelo Serviço Meteorológico Irlandês.
Em comunicado publicado no seu portal de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que esta nova tempestade formou-se no Oceano Atlântico. Avança para leste em direção ao arquipélago dos Açores, infletindo depois para nordeste rumo à República da Irlanda, diminuindo a pressão no seu centro.
De forma gradual, a depressão Bram vai atravessar o continente a partir da tarde desta terça-feira, com muita chuva, vento forte e mar agitado. Como tal, durante o dia, 16 dos 18 distros de Portugal continental estão sob alerta, bem como toda a costa. Só os distritos de Bragança e da Guarda escapam aos avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA.
O instituto refere que na "generalidade do território ocorrerá chuva persistente, e por vezes forte, a partir do início da manhã de dia 9 no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões."
A partir do meio da tarde desta terça-feira, está prevista uma "melhoria significativa" do estado do tempo nas regiões do Norte e do Centro.
Em sentido contrário, a região do Sul sentirá com maior intensidade os efeitos da tempestade na madrugada/manhã de quarta-feira, segundo a previsão do IPMA.
Quanto ao vento, este soprará com maior intensidade no "litoral oeste e nas terras altas até meio da tarde de dia 9, com rajadas entre 70 e 90 km/h, em especial nas regiões Norte e Centro".
Ao nível da agitação marítima, que tem sido bastante de alguns dias a esta parte, estão previstas "ondas de oeste/noroeste com 4 a 5,5 metros de altura significativa, temporariamente de oeste/sudoeste a norte da foz do rio Douro".
Para além do continente, o arquipélago da Madeira também será atingido pela depressão Bram, com precipitação, vento e agitação marítima.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram