Depois de novo lay day - o terceiro consecutivo - ficou determinado que os campeões do Pipe Pro só serão coroados no derradeiro dia do período de espera.
Este sábado, tudo se decide na prova que vai encerrar o ano competitivo da World Surf League (WSL). Para o fecho de mais uma longuíssima temporada - houve campeonatos de janeiro a dezembro - nada melhor do que uma jornada competitiva na onda rainha do surf mundial. Esperemos que com a imagem de marca deste histórico surf break: bons tubos.
Neste momento, a competição masculina encontra-se parada na ronda 4, que reúne 32 atletas, enquanto as senhoras já estão nas meias-finais. Até à consagração dos vencedores - 18 baterias em agenda - os confrontos terão sempre quatro surfistas na água em simultâneo. Formato à boa maneira havaiana.
Entre os homens, existe a grande expectativa em torno do que fará John John Florence. A envergar a licra pela primeira vez desde a pausa sabática, o três vezes campeão mundial deu show na ronda em que debutou. Campeão em título do Pipe Pro, John John entrou com tudo ao somar 18,10 pts em 20 pontos possíveis. A fasquia ficou muito alta com tal apresentação no evento que tem a sua marca de surfwear (Florence Marine X) como naming sponsor.
Passando para as senhoras, curiosidade para ver a campeoníssima Carissa Moore, que está a participar no segundo campeonato neste regresso pós-maternidade. Riss é uma das três top mundiais nas meias-finais, juntamente com a francesa Vahine Fierro e a também havaiana Gabriela Bryan.
No lado feminino, já é certo que teremos uma nova campeã do Pipe Pre, pois a havaiana Moana Jones Wong foi surpreendentemente eliminada nos quartos-de-final. A 'Rainha de Pipeline' está fora da equação, mas o apelido Wong poderá continuar a figurar no topo do pódio, caso a mana Eweleiula arrecade o triunfo. A julgar pelo que fez nos quartos, dominou a sua bateria com uns expressivos 18,27 pts, a jovem do North Shore mostra que pretende fazer história onde a irmã tem um legado.
Evento com estatuto QS2000, o Florence Pipe Pro é a etapa final do circuito regional do Havai/Taiti, pelo que definirá os apurados desta zona para a próxima edição do circuito Challenger Series, onde se discute o acesso ao CT.
Desde 2021 que o QS de Pipe não se disputava. Nos últimos anos, Pipe Pro foi a denominação da etapa do circuito mundial de surf.
O dia das finais poderá acompanhado através da transmissão em direto da WSL no seu canal de YouTube. O início está agendado para as 18h00 (hora de Portugal continental).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram