Estamos naquela altura do ano em que habitualmente se disputava o CT de Pipeline, prova que encerrava a temporada e costumava coroar o novo campeão mundial de surf.
Este ano, a famosa janela de 10 a 20 de dezembro não tem novamente a visita do CT - regresso acontece em 2026 - mas não falta ação competitiva na meca do surf mundial.
O QS2000 de Pipeline - derradeira etapa do circuito regional do Havai/Taiti - foi logo para a água na última quarta-feira, dia inaugural do período de espera.
O Pipe Pro, que já não se realizava desde 2021, teve por momentos condições épicas na meca do surf mundial. E até tivemos direito a transmissão em direto por parte da World Surf League (WSL), uma grande novidade em comparação com os recentes eventos QS levados a cabo no histórico Seven Mile Miracle.
Para a abertura de hostilidades, a onda rainha do surf mundial deu um ar da sua graça ao entregar altas ondas, com os tubos para Backdoor (direita) a pagarem muito bem. Pena que ao fim da manhã, o aumento da intensidade do evento tenha degradado o estado do mar e impossibilitado um dia completo de competição. Só 10 baterias foram levadas a cabo. Queríamos mais!
Da ação que houve - respeitante à ronda inaugural masculina - os surfistas havaianos brilharam. A melhor pontuação combinada foi anotada pelo localíssimo Jamie O'Brien. Rumo à ronda 2, o antigo Pipe Master fez uso de todo o seu conhecimento local ao somar uns expressivos 16,33 pts em 20 possíveis. O quarentão JOB deu uma aula de como entubar em Pipe , mas não foi o único.
Outra das figuras em destaque foi Lucas Godfrey. O surfista de 31 anos também entrou a ganhar e com o melhor tubo do dia (9,73 pts). Lucas roçou a perfeição ao desbravar magistralmente as secções para Backdoor.
Destaque ainda para a boa performance de Nathan Florence, ainda que pelo meio tenha partido uma prancha. Nathan, que o ano passado conquistou o entretanto extinto Vans Pipe Masters, deu espetáculo com um tubo de 8,83 pts .
Ainda no seio da família Florence, o grande motivo de interesse está em ver o regresso à competição de John John, depois de um ano sabático. O três vezes campeão mundial é um dos nove surfistas do CT presentes neste Pipe Pro , lista na qual também está a conterrâneo e a consagradíssima Carissa Moore.
Beneficiando do estatuto de cabeça de série, John John Florence só entra em ação na ronda 3, num evento que conta com a participação de 128 atletas do género masculino e cuja sua marca (Florence Marine X) é o title sponsor.
A fazer fé nas previsões, Pipeline deverá continuar a entregar bons tubos esta quinta-feira, pelo é muito provável que o campeonato seja retomado.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram