Esta semana, as ondas grandes não estão apenas no horizonte da Nazaré. No país vizinho, o mar também vai subir significativamente, de tal forma que poderemos ter a realização do histórico Punta Galea Challenge.
A mais antiga prova europeia de surf na remada em ondas grandes foi colocada em alerta amarelo, com vista à sua realização no próximo sábado. A organização basca está a monitorizar de perto a respeitosa ondulação que se vislumbra. Caso as previsões se mantenham - requisito implica ondas na casa dos seis metros de altura - a luz verde será emitida na quinta-feira.
Evento que outrora integrou o calendário do extinto circuito mundial de ondas grandes, o Punta Galea Challenge leva os big riders até à desafiante onda que quebra em Getxo, na Biscaia. O emblemático campeonato não é colocado na água há mais de três anos.
Para a edição deste ano, cujo período de espera começou a 15 de outubro e termina a 31 de dezembro, dois big riders portugueses foram convidados: António Laureano e Miguel Blanco. Curiosamente, este duo já tinha representado o surf luso de ondas grandes na edição transata.
Na competição disputada em fevereiro de 2022, Miguel Blanco esteve em destaque ao atingir a final. O antigo bicampeão nacional de surf alcançou o quinto posto, num campeonato que teve como vencedor o basco Natxo González.
Blanco e Laureano fazem parte de uma lista de 24 big riders masculinos, que mistura competidores europeus e de outros continentes. No elenco divulgado, encontramos nomes sonantes do surf de ondas grandes como Grant 'Twiggy' Baker (vencedor em 2013), Lucas Chumbo, o já mencionado Natxo González, Conor Maguire, Russell Bierke ou Axier Muniain.
Entre os convidados, também se faz sentir a presença feminina, com a inclusão desde logo da australiana Laura Enever, recordista mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher na remada. Justine Dupont, Nadia Erostarbe, que está a discutir a qualificação para o CT na Challenger Series, e Felicity Palmateer, comentadora regular da WSL, também integram a lista. Pela primeira vez na história do campeonato, haverá uma bateria exclusivamente feminina.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram