Faltam menos de 24 horas para que seja colocado na água a edição de 2025/2026 do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge.
É a sexta vez na história que este evento especial de tow-in será levado a cabo, a segunda a 13 de dezembro, repetindo o que aconteceu em 2021.
Como é habitual, a prova realiza-se num único dia. O palco é a emblemática Praia do Norte, com o Farol de São Miguel Arcanjo e as falésias repletas de público como pano de fundo.
Os protagonistas de um dia que se espera memorável serão 18 big riders, divididos por nove equipas. Os atletas foram convidados pela World Surf League (WSL) para desafiarem as ondas gigantes que se formam no Canhão.
Deste restrito lote de corajosos atletas, constam dois portugueses. São os mesmos que defenderam as cores nacionais na edição transata. Falamos do jovem António Laureano e de Nic von Rupp, que venceu coletivamente em fevereiro último.
O duo luso repete os parceiros do anterior TUDOR Nazaré Big Wave Challenge. Como em equipa que ganha não se mexe, Nic von Rupp volta a unir esforços com o francês Clement Roseyro, que há menos de uma semana proclamou-se campeão do histórico Punta Galea Big Wave Challenge.
Por sua vez, António Laureano faz equipa com a britânica Laura Crane, uma das três mulheres convidadas pela organização. As restantes representantes do género feminino são as conhecidas Justine Dupont e Michelle des Bouillons, que volta a fazer dupla com o namorado Ian Cosenza.
Entre os surfistas convidados, também encontramos nomes consagrados destas andanças como são os brasileiros Lucas Chumbo - múltiplo vencedor do evento - e Rodrigo Koxa, antigo recordista do mundial do Guinness da maior onda surfada. Outros velhos conhecidos presentes serão o irreverente brasileiro Pedro Scooby, também ele um ex-vencedor da prova, e o experiente britânico Andrew Cotton, habitué das grandiosas sessões realizadas no Canhão.
'Cotty' fará equipa com um dos dois estreantes, no caso o australiano James Carew. Este foi chamado para o lugar do jovem escocês Ben Larg. É a única alteração face à lista divulgada a 1 de novembro, dia de abertura do período de espera. O outro debutante é o marroquino Jerome Sahyoun, que traz o surf africano para a prova europeia.
A lista de convidados é dominada pelos surfistas brasileiros e franceses, salientando-se a ausência dos havaianos, cujo nome mais sonante é Kai Lenny. No passado, o famoso waterman fez uma gloriosa parelha com Lucas Chumbo.
Ao nível do formato competitivo, a WSL não promove novidades face às edições anteriores. Nove heats serão disputados, tendo a duração de 45 minutos. Em cada bateria, haverá três formações na água em simultâneo, sendo que cada equipa terá direito a particpar em dois heats.
Durante os 45 minutos de cada contenda, os atletas vão alternar entre o surf e a pilotagem do jet ski. As duas melhores ondas de cada surfista no total dos dois heats irão perfazer a sua pontuação, num máximo de 30 pts – 10 pts de máximo por onda, sendo que a melhor onda irá dobrar os pontos.
Durante o dia, estarão três prémios em disputa: melhor performance masculina, melhor performance feminina e a melhor performance por equipas.
Coletivamente, os campeões em título são os já mencionados Nic von Rupp e Clement Roseyro. Este último foi também o vencedor da melhor performance masculina, enquanto entre as senhoras reinou Justine Dupont.
Convidados TUDOR Nazaré Big Wave Challenge
Equipa 1: Nic von Rupp (POR) / Clement Roseyro (FRA)
Equipa 2: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) / Pedro Scooby (BRA)
Equipa 3: Andrew Cotton (GBR) / James Crew (AUS)
Equipa 4: Rodrigo Koxa (BRA) / Vitor Faria (BRA)
Equipa 5: Rafael Tapia (CHL) / Pierre Rollet (FRA)
Equipa 6: Benjamin Sanchis (FRA) / Jerome Sahyoun (MAR)
Equipa 7: Justine Dupont (FRA) / Eric Rebiere (FRA)
Equipa 8: Michelle des Bouillons (BRA) / Ian Cosenza (BRA)
Equipa 9: Laura Crane (GBR) / Antonio Laureano (POR)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram