Depois de dois dias complicados, com a queda de quatro surfistas para as repescagens, Portugal teve a sua melhor jornada no Mundial ISA Júnior 2025, que decorre até ao próximo domingo no Peru.
No terceiro dia de ação nas ondas de Punta Rocas e de El Bosque, que ditou os primeiros jovens surfistas eliminados do evento, a equipa das quinas anotou uma jornada quase 100% vitoriosa. Uma prestação que dá alento aos comandados de Sebastião Furtado, o novo selecionador nacional.
Dos sete atletas que envergaram a licra de competição, apenas Suri Rodrigues e Vida Mendonça não venceram as suas baterias, ainda que tenham cumprido os principais objetivos.
Suri avançou para a ronda 2 do quadro principal do escalão Sub-16 feminino, fase a que também chegou a vitoriosa Ana Mel Canhoto. No mesmo escalão, Vida Mendonça superou a ronda 1 da repescagem, onde a derrota já determinava o adeus ao campeonato.
Ainda no lado feminino, Lua Escudeiro e Teresa Pereira iniciaram a repescagem da categoria Sub-18 feminina, com triunfos na ronda inaugural.
Entre os rapazes, Manuel Pirujinho entrou a ganhar na repescagem da categoria Sub-16 masculina. Por sua vez, Mário Leopoldo teve finalmente a sua estreia no certame. Não obstante ter acordado doente, a participação de Leopoldo arrancou com uma vitória na ronda 1 do escalão Sub-18 masculino.
Após começarem da melhor forma o trajeto nas repescagens, Lua Escudeiro, Teresa Pereira, Vida Mendonça e Manuel Pirujinho regressaram ao quadro principal. Isto porque devido ao elevado número de surfistas presentes - 424 alinharam ao início - a organização decidiu eliminar as repescagens, fase que é tão característica dos Mundiais com chancela ISA e que permite aos atletas uma segunda vida na competição.
Como tal, daqui em diante as derrotas sofridas pelos competidores têm como consequência a eliminação da prova, não havendo direito a segunda oportunidade. A pressão aumenta, ainda para mais em heats com somente 20 minutos de duração e quatro surfistas na água em simultâneo.
A mesma solução já tinha sido adotada pela ISA no Mundial Júnior de há dois anos, mas aí devido à falta de ondulação na Praia da Macumba (Brasil).
Para esta terça-feira, quarto dia de competição nas ondas peruanas, Portugal vai estar na água em Sub-16 masculino com Jaime Veselko, Tiago Guerra e Manuel Pirujinho, bem como em Sub-18 feminino com Miriam Julião.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram