O 21.º Mundial ISA Júnior termina este domingo, mas para a Seleção Nacional a prestação no Peru acabou um dia antes, pelo que não teremos a bandeira lusa nas finais.
A penúltima jornada competitiva ditou o fim da participação portuguesa na sequência das eliminações de Jaime Veselko e Tiago Guerra, os dois nomes que resistiram à razia que a armada lusa sofreu nos dois dias anteriores.
Ambos competidores do escalão Sub-16 masculino, Jaiminho e Tiago começaram por ter sortes distintas na ronda 4, disputada em Punta Rocas, onde está ativo o único palanque desta reta final do Mundial.
No quarto heat dessa fase, Tiago Guerra ficou pelo caminho após uma contenda com bastante nível na água. Os quatros surfistas que estiveram em cena somaram mais de 10,00 pts, com Tiago Guerra (12,17 pts) a fechar no terceiro posto.
Um pouco mais tarde, Jaime Veselko avançou para a ronda 5 ao vencer a sua bateria, com a expressiva pontuação combinada de 15,87 pts, uma das melhores de todo o campeonato nesta categoria. Os talentosos Arthur Vilar e Thiago Passeri estavam entre os adversários suplantados.
Depois, na ronda 5, a história foi diferente. No heat em que estava em jogo o acesso às meias-finais, o mano de Francisca Veselko teve uma prestação menos exuberante, não indo além do quarto lugar com 9,24 pts.
Assim, o vigente campeão nacional Sub-18 diz adeus à categoria Sub-16 do Mundial ISA Júnior num honroso 10.º lugar. Ficou bastante perto do seu melhor desempenho, o nono posto alcançado em 2023.
Foi o adeus português a um certame do qual fez parte com 12 jovens surfistas e um novo selecionador nacional (Sebastião Furtado).
Este domingo é então dia de coroar os novos campeões mundiais ISA Júnior. Entre as categorias de Sub-16 e de Sub-18, quatro títulos individuais estão em discussão aos quais junta-se o cetro de melhor equipa.
À entrada para o último dia de prova, houve mudança no topo da classificação coletiva. A Austrália destronou o Brasil, que há muito comandava. Assim, a turma 'aussie'' está em boa posição para revalidar o título mundial arrecadado há um ano nas ondas salvadorenhas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram