Na semana passada, disputaram-se dois eventos especiais que tinham o português Miguel Blanco entre os surfistas convidados.
Falamos do Punta Galea Big Wave Challenge e do Safi Surf Invitational. Duas competições sediadas em diferentes continentes e que também diferem na sua história.
Se o basco Punta Galea Challenge é a mais antiga prova europeia de ondas grandes na remada, já o marroquino Safi Surf Invitational teve apenas a sua segunda edição, com a particularidade de que as finais foram realizadas de noite. Uma singularidade deste campeonato que teve Miguel Fortes ligado à organização, monitorizando as condições do mar, tal como sucede em alguns eventos da World Surf League (WSL) que se realizam em Portugal.
O evento africano foi o primeiro a ser colocado na água, tendo contado com a participação de Miguel Blanco. Único representante do surf português, o bicampeão nacional Open (2018 e 2019) esteve em bom plano nas longas e belas direitas de Rass Lafâa.
Blanco venceu duas baterias e alcançou um honroso quinto posto, ficando às portas da grande final. No último sábado, o surfista de 30 anos foi derrotado nas meias-finais, num heat em que os 9,85 pts somados não foram suficientes para bater os gauleses Charly Quivront (12,00 pts) e Marc Lacomare (11,25 pts). Com 8,95 pts, o espanhol Makoa Gomez também ficou pelo caminho.
Mais tarde, na final, o francês e ex-top mundial Joan Duru proclamou-se campeão do Safi Surf Invitational com uma exibição categórica. Atualmente com 36 anos de idade, o goofy gaulês saiu por momentos da reforma para mostrar que o seu surf de backside continua no ponto.
Com uns expressivos 15,70 pts em 20 possíveis, o treinador do campeão olímpico Kauli Vaast e do fenómeno Tya Zebrowski serviu uma combinação as restantes adversários: o jovem basco Adur Amatriain (9,65 pts) e os compatriotas Charly Quivront (8,45 pts) e Marc Lacomare (7,15 pts).
Do programa do Safi Surf Invitational, constou igualmente uma bateria 100% feminina e uma prova de bodyboard.
Entre as senhoras, a bandeira francesa também reinou com o triunfo de Maud le Car, contribuindo assim para um sábado em que o surf francês esteve imbatível em Marrocos e também no Punta Galea Big Wave Challenge.
Em bodyboard, a vitória foi arrecadada pelo ex-campeão mundial Armide Soliveres. Neste defeso, esta foi a segunda vitória do bicampeão europeu em eventos especiais, uma vez que o canário já tinha ditado a sua lei no Annaëlle Challenge. Nota ainda para o positivo desempenho do luso António Saraiva. Terminou no quinto lugar, fruto de ter atingido as meias-finais.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram