Habitualmente, os surfistas que enfrentam as maiores ondas do planeta são figuras já com uma idade mais avançada e bastante experiência acumulada. Esta atividade tão extrema não costuma ser coisa para novatos.
Pontualmente, lá aparecem jovens big riders, que desde muito cedo são atingidos pelo Cupido de uma especialidade em que o perigo está sempre à espreita. É o caso do português António Laureano, mas há mais.
No último inverno nazareno, despontou um pequeno surfista num lineup que é feudo de gente graúda. Ainda por cima proveniente da Bélgica, uma nação sem tradição no surf. Chama-se Kamiel Deraeve, um nome a fixar.
Com apenas 13 anos (!), este grom captou a atenção de todos ao enfrentar de forma destemida as ondas gigantes formadas no Canhão. A aprender junto do português Nic von Rupp e da sua estrutura 'Mountains of the Sea', Kamiel tem bebido informação valiosa junto de quem mais sabe nesta arte. A incursão pela Praia do Norte é a expressão máxima da grande paixão que possui pelo nosso país.
Também já se aventurou em Jaws, outra das arenas mais temidas do globo, e foi distinguido nos prémios 'Big Wave Challenge' (Young Gun Award) pelas suas performances em grandes massas de água. É o primeiro surfista belga a receber tal premiação na iniciativa que emula os desaparecidos 'WSL Big Wave Awards'.
Além da vertente do surf de ondas grandes, Kamiel Deraeve também faz surf mais convencional. Apesar da tenra idade, está na posse do título belga Open, sendo igualmente detentor do cetro da categoria Sub-14.
Nos últimos dias, numa altura em que o Atlântico Norte tem estado a ferro e fogo, o surfista que já tem a O'Neill como patrocinador principal esteve numa outra 'vibe': representou a Bélgica no Mundial ISA Júnior, que decorre há quase uma semana no Peru.
Desde 2022, então com somente 11 aninhos, que Kamiel tem marcado presença no certame promovido pela Associação Internacional de Surf (ISA).
A competir no escalão Sub-16, o grom belga foi eliminado precocemente - perdeu na ronda 2 - depois de ter superado a repescagem. Ao longo destes anos, os desempenhos de Kamiel Deraeve no Mundial ISA Júnior têm sido pouco expressivos.
Apesar de alguns bons resultados já alcançados, a sua praia parece ser mesmo as ondas grandes ao lado de nomes bem mais velhos. Aí, o futuro aparenta ser bastante risonho, dada toda a valentia e determinação que já apresenta. É dono de um 'go for it' de exceção. Agora é só dar tempo ao tempo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram