Tal como sucedeu com a conterrânea Carissa Moore, John John Florence regressou à competição após longo interregno com um vice-campeonato.
Se Riss acariciou o triunfo nas direitas de Haleiwa, já John John roçou a vitória em Pipeline, a onda rainha do surf mundial. O três vezes campeão do mundo ficou perto de revalidar o título de campeão do Pipe Pro, que não se disputava desde 2021.
A etapa final do QS regional do Havai/Taiti, que também encerrou o ano de 2025 da World Surf League (WSL) em termos competitivos, representou o retorno do consagrado havaiano depois de um ano sabático. Curiosamente, o palco foi o mesmo onde há quase um ano se afastou das lides competitivas.
Dando início ao caminho que vai desembocar no regresso ao CT em 2026, o irmão de Nathan e Ivan Florence deixou boas sensações. Mostrou surf no pé e que se divertiu ao envergar novamente a licra de competição. Diversão parece ser a palavra de ordem para o surfista de 33 anos.
"As coisas não foram divertidas sempre que pensei demais ao longo da carreira. Independentemente do que suceda, podemos vencer quanto mais tivermos o foco na diversão", entende o antigo atleta olímpico.
Durante todo o Pipe Pro, evento com estatuto QS2000, John John Florence esteve soltinho, não obstante a longa ausência das lides competitivas. Nos seus heats, o surfista de 33 anos mostrou toda a sua conexão com Pipe ao encontrar sempre tubos, apesar da inconsistência tubular verificada. A leitura do mar foi sempre exímia.
Pelo meio, também exibiu os atributos do seu jogo aéreo. Ainda assim, esta combinação não deu para Florence superar o também havaiano Eli Hanneman na final.
Regressado à competição com um brilhante segundo lugar, John John confidenciou que, no entanto, o que mais recorda desta Pipe Pro nem tem a haver com o desempenho plasmado na água.
"Em termos gerais, o ponto mais alto foi ter patrocinado o evento. Durante o campeonato foi bom, mas tudo pareceu mais real na cerimónia da entrega de prémios", disse Florence. O naming sponsor da prova havaiana foi a Florence X Marine, marca de sportswear criada por John John.
Com o CT versão 2026, a ter início agendado apenas para abril na Austrália, o laureado surfista falou sobre os planos para o futuro próximo. "Agora vou passar tempo com a minha família e preparar-me para o ano que vem. A nível físico, tentarei estar ativo o máximo que puder. Vou trabalhar nas pranchas e divertir-me."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram