Entre terça e quinta-feira, a Playa de las Américas, em Tenerife, recebeu nova edição do Euromaster, evento inserido no programa do Spring Surfest Las Américas Pro 2025 e com organização a cargo da Federação Europeia de Surf.
Destinada aos mais veteranos surfistas do velho continente e habitualmente disputada em dezembro, a competição teve em jogo os títulos europeus Master +40 e +50 no lado masculino e +40 no campo feminino.
Apenas com representantes entre os homens, o surf português esteve em muito bom plano. A velha guarda do surf luso obteve resultados de relevo em águas canárias, onde os surfistas do país vizinho monopolizaram as desejadas coroas continentais.
O melhor desempenho teve o histórico João Antunes como autor. Na passada quinta-feira, dia final do evento, o pai de Afonso Antunes foi vice-campeão europeu da categoria Master +50.
Durante o campeonato, o três vezes campeão nacional Open teve um percurso bastante sólido ao ultrapassar rondas com triunfos, chegando à final via quadro principal. No heat de todas as decisões, onde encontrou três adversários espanhóis, João Antunes iniciou a performance com uma nota na casa da excelência, a única de toda a final.
As perspetivas de conquista de um inédito cetro pareciam boas, mas a falta de um backup mais elevado revelou-se determinante para que João Antunes não conseguisse superar Dani García, o novo campeão europeu Master +50.
No escalão +40, Francisco Cruz ficou às portas de assegurar presença na final. O experiente surfista de Santa Cruz alcançou o quinto posto, tendo sido eliminado na final da repescagem. Nesta categoria também competiram os portugueses Filipe Fernandes e Pedro Meirelles.
O espanhol Jonathan Gonzalez proclamou-se campeão europeu Master +40. Na final, bateu, entre outros, o antigo top mundial francês Miky Picon. Nota ainda para o título continental arrecadado por Elizabeth Tacoronte na categoria Master +40 feminina.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram