Disputado no último sábado, o Punta Galea Big Wave Challenge versão 2025 teve uma demonstração de força do surf francês de ondas grandes.
Na mais antiga competição europeia da especialidade na remada, agora debaixo de uma nova equipa organizativa, os gauleses Clement Roseyro e Justine Dupont mandaram nas águas bascas, onde desde 2022 que não se disputava o campeonato que já integrou o extinto circuito mundial de ondas grandes.
Ainda que o evento tenha sido colocado na água sem muitos dos surfistas inicialmente convidados - entre os quais os portugueses Miguel Blanco e António Laureano - espetáculo não faltou na massa de água que quebra nas águas de Getxo, na Biscaia. Foram oito horas de ação ininterrupta em ondas na casa dos seis metros de altura - requisito para a realização do evento - perante o olhar atento de uma bela plateia: 20 mil espectadores.
No lado masculino foi precisamente um convidado de última hora que impôs-se. Na final, Clement Roseyro bateu a armada basca, que estava em clara maioria e jogava em casa. Assim venceu o Punta Galea Big Wave Challenge à primeira participação.
Numa altura em que está a começar um novo inverno, o big rider de apenas 26 anos volta a mostrar que é atualmente um dos grandes nomes do surf europeu de ondas grandes.
No último inverno, recorde-se que Clement brilhou no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, aí na vertente de tow-in. Nas ondas grandes da Praia do Norte, Roseyro anotou a melhor performance individual masculina e venceu coletivamente, fazendo equipa com o português Nic von Rupp. Dupla, com muitas horas de trabalho em conjunto, que será reeditada na próxima edição da prova lusa.
Com o primeiro posto na posse de Clement Roseyro, desta vez o também talentoso Natxo Gonzalez teve de se contentar com o vice-título, não conseguindo repetir a vitória alcançada em 2022. O já quarentão e ex-top mundial Aritz Aranburu foi o terceiro classificado.
Entre as senhoras, Justine Dupont fez história. A experiente big rider venceu a primeira bateria 100% feminina do Punta Galea Big Wave Challenge. A canária Laura Coviella viajou até ao País Basco para obter o vice-campeonato, enquanto a chilena Dominique Charrier terminou no terceiro lugar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram