Na Nazaré, a nova temporada começou em meados da primeira quinzena de novembro, com a entrada da primeira ondulação de relevo. Foi o momento em que os big riders desenferrujaram após um longo defeso.
Depois, seguiu-se um período de maior acalmia, ainda que com ação aqui e ali, o que possibilitou sessões divertidas. Agora, a ação da pesada pode estar prestes a regressar à Praia do Norte, um dos templos das ondas grandes no planeta.
Segundo as atuais previsões, esta primeira quinzena de dezembro promete ser non stop. As prendas de Natal vão chegar mais cedo com sucessivas ondulações, que deixam antever muita animação, seja em tow-in ou remada. Até ao dia 12, não está previsto que a ondulação baixe dos dois metros de altura.
Já durante a manhã desta quarta-feira, a fazer fé nas previsões, espera-se que a ondulação chegue aos quatro metros, com um período na casa dos 14 segundos.
Com muitas ondas no horizonte, ficamos naturalmente na expectativa se o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge será colocado na água num destes dias, ainda antes do Natal.
Recorde-se que o período de espera da edição de 2025/2026 teve início a 1 de novembro e prolonga-se até 31 de março. A ação pode acontecer a qualquer momento, ainda que esta semana as hipóteses sejam neste momento diminutas, uma vez que o histórico Punta Galea Challenge está em alerta amarelo para sábado. O alerta da World Surf League é emitido com 72 horas de antecedência do potencial dia de competição.
Até ao grande dia, ficamos com as impactantes sessões de treinos, que prometem lotar um dos lineups mais temidos do globo.
Toda a movimentação pode ser acompanhada a par e passo através das livecams instaladas no Canhão da Nazaré. Já são 7 livecams com planos diferentes!
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram