No espaço de uma semana, o território continental português vai ser atingido por três tempestades.
Depois das depressões Davide e Bram, chega a Emília, nome atribuído pelo Serviço Meteorológico Espanhol.
Assim, em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, o estado do tempo torna a agravar-se esta sexta-feira, com chuva intensa e queda de neve nos pontos mais altos do continente.
Já a muita agitação marítima esperada na costa continental não está diretamente relacionada com esta nova tempestade, mas sim por outras depressões "muito cavadas" presentes no Atlântico Norte.
Perante este quadro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu diversos avisos meteorológicos.
Todavia, os efeitos da depressão Emília não se vão prolongar no tempo. Para o fim de semana, a previsão indica dias bem soalheiros, ainda que com o mar bastante agitado no sábado. Esse é o dia em que deverá ser celebrado o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge nas ondas grandes da Praia do Norte. Para já, a prova portuguesa de tow-in está em alerta amarelo.
Sobre a depressão Emília, em comunicado publicado no seu portal de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que a sua passagem pelo continente irá resultar na "ocorrência de precipitação na sexta-feira, dia 12, que em alguns locais poderá ser pontualmente forte, em especial na região Sul".
Num dia em que está prevista queda de neve nas serras da região Norte, bem como nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, haverá uma pequena subida da temperatura máxima e ligeira descida dos valores mínimos. O vento soprará fraco a moderado, mas por vezes forte nas terras altas.
No que toca à agitação marítima, toda a costa continental estará sob aviso laranja. Esperam-se ondas de noroeste com 4 a 6 metros da altura. Os avisos do IPMA estarão ativos até ao final da tarde de sábado.
Quanto ao arquipélago da Madeira, a situação promete ser ainda mais crítica, com a agitação marítima a "aumentar de forma significativa".
As ondas podem chegar à altura máxima de 14 metros, pelo que o IPMA emitiu aviso vermelho para a "costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo, com o período mais gravoso" entre o final da tarde de sábado e o fim da tarde de domingo.
A "costa sul da ilha da Madeira estará mais abrigada da ondulação, mas na parte mais oeste poderão ocorrer ondas entre 4 a 6 metros de altura significativa". Como tal, o instituto emitiu aviso laranja.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram