O Conselho Municipal dos Assuntos do Porto da Nazaré recomendou uma avaliação técnica urgente ao estado dos molhes Norte e Sul, cujo estado de degradação pode colocar em risco pessoas e embarcações.
O pedido de “avaliação técnica urgente ao estado dos molhes norte e sul do Porto da Nazaré, na sequência da degradação progressiva observada nos últimos anos e agravada pelas tempestades registadas desde o início do ano“, foi recomendado pelo Conselho Municipal dos Assuntos do Porto e da Economia do Mar (CMAPEM) após reunião realizada na última quarta-feira.
No encontro foi analisada a situação portuária da Nazaré, visando identificar prioridades de intervenção.
A urgência na avaliação técnica do estado dos molhes foi uma das principais recomendações: “o molhe Norte evidencia fissuras no pavimento e deslocação de lajes e no molhe Sul verificou-se que já está fraturado ao meio”, disse a bióloga do município Carla Maurício à agência noticiosa Lusa.
Além desta situação, que “representa riscos para pessoas, embarcações e bens”, o CMAPEM alertou para a acumulação de areia na entrada da barra, “um fenómeno que tem condicionado a navegabilidade e a segurança das manobras portuárias, sobretudo em condições de mar adversas”.
“Na reunião foi apresentado um sistema de by-pass, que está a ser implementado noutros portos e praias do país, para que a areia se desloque de acordo com a dinâmica das mares e não fique a assorear a entrada da barra”, explicou a bióloga.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram