Durante muitíssimo tempo, este cenário parecia uma quimera. A bandeira chinesa medalhada num grande certame de surf.
Pois bem, o que era ilusão passou a ser realidade desde o último domingo. O dia 14 de dezembro marca um antes e um depois na história do surf deste gigante asiático.
Pela primeira vez, a China arrecadou uma medalha num Mundial com a chancela da Associação Internacional de Surf (ISA). Tudo aconteceu no campeonato mundial Júnior, que se desenrolou na semana passada em águas peruanas.
A autora desta proeza que fica eternizada é Siqi Yang. A surfista de 16 anos conquistou a medalha de cobre no escalão Sub-18 feminino, fruto do quarto posto alcançado na final. Além do cobre, Siqi também deixou a sua marca ao fazer a melhor onda (9,17 pts) da categoria, segunda pontuação mais elevada de todo o campeonato, com o setor masculino incluído.
Siqi Yang
ISA/Sean Evans
Curiosamente, Siqi exibiu na plenitude toda a valia do surf a competir com adversárias mais velhas. Em Sub-16, onde já era uma "veterana" e competiu pela última vez, Yang exibiu o seu lado Yin ao ficar pelo caminho numa fase precoce (ronda 3).
Para os mais atentos a estas coisas, Siqi Yang não é um nome estranho. Esta é a surfista que há um ano colocou a China na mapa do surf olímpico, participando em Paris'2024.
Então com apenas 15 anos - mais jovem de sempre na prova olímpica - enfrentou de forma destemida as poderosas esquerdas tubulares de Teahupoo. Obteve um honroso nono lugar.
O ponto alto desta inesquecível participação foi a vitória na ronda de repescagem, caindo depois aos pés de Caroline Marks, que sagrou-se campeã olímpica,
Siqi Yang em Paris'2024
ISA/Pablo Jimenez
Ainda é muito novinha, mas Siqi Yang parece talhada para fazer coisas muito bonitas em prol do surf chinês. Está a mostrar o caminho, desempenhando a papel de pioneira.
E a pensar que a protagonista destas façanhas é alguém que inicialmente tinha medo da água e enveredou pelo taekwondo. Os golpes agora são outros...
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram