Para a comunidade surfista, o Jardim do Mar é sinónimo de surf de alta qualidade. Na pitoresca latitude da costa Oeste da ilha da Madeira, encontra-se um conceituado point break.
A cada inverno, naqueles dias de maior ondulação, o Jardim do Mar mostra a sua face mais bela e coloca à prova os surfistas como poucas ondas conseguem a nível nacional. Naquelas águas do Atlântico, grandes sessões de remada já tiveram lugar com nomes bem conhecidos do surf português e internacional.
Depois das sessões que ali se realizam, alguns surfistas recuperam energias na icónica Cecília's House. Com uma deslumbrante vista para as águas do Jardim do Mar, esta guest house confunde-se com a história da onda que quebra ali mesmo à sua frente.
Cecília's House
O mote para a Cecília's House surgiu nos idos do século passado (década de 90) quando um surfista francês decidiu desbravar uma onda que até então era completamente desconhecida do grande público. À época, a população local estranhou muito o desporto que este turista pretendia praticar.
"Todos ficaram em choque. Um homem que se atira ao mar com uma prancha, um fato e um capacete. Achavam que era louco, pois nunca tinham visto surf. Numa aldeia de pescadores, as ondas eram um inimigo porque significava um mau dia de pesca", conta-nos Hélder Sumares Portelas, filho de Cecília, a ideóloga do negócio.
Com o intuito de voltar a surfar no Jardim do Mar, o gaulês expressou aos locais, por meio de "linguagem gestual", a sua necessidade de teto para dormir, uma vez que no dia seguinte desejava voltar a surfar no mesmo local. Nas redondezas, não havia hotéis ou outros tipos de alojamentos, como pensões.
Foi então que Cecília fez uso de uma cama antiga e recebeu este desconhecido na sua nova casa, onde hoje está a guest house. Uma decisão que mudaria para sempre a vida desta senhora, que "não tinha nada a ver com turismo". Ganhava a vida na agricultura juntamente com o marido.
"A minha mãe correu o risco e colocou o homem em casa", explicou Hélder, que atualmente é o braço direito da progenitora na gestão do negócio.
Cecília's House
Terminada a estadia, Cecília "não sabia o que cobrar". Ainda no tempo dos escudos, o valor recebido revelou-se uma agradável surpresa. "Correspondia aquilo que a minha mãe ganhava em dois ou três meses com a agricultura."
Na hora de despedida, o surfista francês prometeu regressar, mas acompanhado. "O senhor disse que voltava dentro de dois ou três meses com mais pessoas."
Confiando nas palavras do inesperado hóspede 0, Cecília assumiu novo risco. "A minha mãe pegou no dinheiro recebido e comprou mais camas." A promessa foi cumprida e assim estavam lançadas as bases da primeira guest house do Jardim do Mar.
Aberto todo ano, o espaço foi alvo de melhorias ao longo do tempo. Hoje em dia, possui 10 quartos (serviço de pequeno-almoço incluído) e dois apartamentos. Para os quartos, a diária varia entre os 80 e os 100 euros, enquanto nos apartamentos o valor oscila entre os 120 e 150 euros.
"Agora, já não funcionamos tanto com o surf", mas "todos os invernos temos surfistas. Não falha". O surf corre nas veias desta família. O conhecido surfista local Orlando Pereira é primo de Hélder e a sua irmã Josefina Sumares Portelas é a "primeira surfista madeirense". Chegou a participar em campeonatos nos quais era a única representante do género feminino, segundo o irmão mais novo.
Em conversa com o MEO Beachcam, Hélder confidencia que "toda a realeza do surf em Lisboa" conhece a sua mãe. Hoje em dia com 35 anos, o único rapaz de três irmãos conta que cresceu junto dos surfistas que ficavam hospedados na Cecília's House. "A minha mãe tratava-os como se fossem filhos. Ficavam muito felizes. Dava-lhes comida", onde não faltava à mesa o tradicional abacate madeirense.
Cecília's House
Como em tantos outros negócios, o período da pandemia revelou-se muito complicado. Com o turismo fechado e todas as restrições inerentes, a Cecília's House viveu a fase mais difícil da sua já longa existência. Tudo foi ultrapassado neste que é um espaço tão histórico com a onda do Jardim do Mar.
Todos os interessados em pernoitar na Cecília's House podem efetuar reservas via Booking e Airbnb . "Fizemos a transição para essas plataformas ainda antes do boom. É a nossa maior fonte de rendimento", revela Hélder.
Além dos surfistas, o espaço também serve de poiso a turistas que procuram uma das maiores atrações da ilha: as famosas caminhadas junto às levadas.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram