Tivemos de esperar quase uma semana desde o início do período de espera do Haleiwa Pro para vermos o grande motivo de interesse em torno deste QS2000.
Falamos do muito aguardado regresso da consagrada Carissa Moore ao surf de competição.
Na última quinta-feira, a cinco vezes campeã mundial voltou a envergar a licra, o que já não acontecia desde o longínquo dia 1 de agosto de 2024. Essa foi a data em que Riss foi eliminada nos quartos-de-final da prova olímpica de Paris'2024, ficando impossibilitada de renovar o histórico ouro alcançado em Tóquio'2020.
Pese embora o afastamento de quase um ano e meio das lides competitivas - período em que também foi mãe pela primeira vez - nem parece que a campeoníssima havaiana esteve ausente todo este tempo. Quem sabe, não esquece.
Na presença da filha, a agora mamã entrou com tudo numa das suas ondas favoritas do North Shore da ilha havaiana de Oahu. Foi um arraso e que deixa bastante água na boca para o que aí vem, leia-se o regresso ao CT em 2026 .
Na segunda bateria dos quartos-de-final, Moore acariciou o score combinado perfeito ao somar 18,10 pts em 20 possíveis. Pontuação expressiva que foi obtida com ondas de 9,33 pts e 8,77 pts, naquela que foi uma clara demonstração de força por parte da primeira campeã olímpica da história do surf. Ainda se deu ao luxo de descartar mais duas notas excelentes (8,67 pts e 8,43 pts).
Pena que este regresso não tivesse imagens em direto, uma vez que este QS2000 não tem transmissão por parte da World Surf League. Aqui vemos um pouquinho do que fez Carissa em Haleiwa, que com a chegada de um novo swell entregou direitas de qualidade.
"Foi verdadeiramente especial porque pela primeira vez tive a minha filha a apoiar-me na praia. Senti-me bem em vestir novamente a licra de competição. Significa muito para mim, pois estive de fora durante um ano e meio e fui mãe", disse Carissa Moore.
Em plena preparação para o circuito mundial de surf, a surfista de 33 anos já começou a bater adversárias do CT, impondo-se à vigente campeã mundial Júnior da WSL, Luana Silva. Segunda classificada do heat e também apurada para as meias-finais, Lulu também anotou uma esplêndida performance, conseguindo a melhor onda do embate (9,53 pts) e o robusto score de 17,70 pts.
Nas meias-finais, Carissa Moore volta a medir forças com a brasileira Luana Silva. O alinhamento do embate é completo com as havaianas Moana Jones Wong, que é a 'Rainha de Pipeline', e Vaihitimahana Inso. A contenda pode ter lugar esta sexta-feira, potencial dia das finais.
Numa quinta-feira de grandes performances nas águas de Haleiwa, o local Barron Mamiya também esteve em evidente destaque. O top mundial conseguiu aquela que até ao momento é a única nota máxima (10,00 pts) do campeonato havaiano. Barron tocou a perfeição ao executar... dois aéreos de enfiada, algo que não é nada comum de ver nesta emblemática onda do North Shore.
Barron Mamiya
WSL/Tony Heff
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram