Tivemos de esperar quase uma semana desde o início do período de espera do Haleiwa Pro para vermos o grande motivo de interesse em torno deste QS2000.
Falamos do muito aguardado regresso da consagrada Carissa Moore ao surf de competição.
Na última sexta-feira, a cinco vezes campeã mundial voltou a envergar a licra, o que já não acontecia desde o longínquo dia 1 de agosto de 2024. Essa foi a data em que Riss foi eliminada nos quartos-de-final da prova olímpica de Paris'2024, ficando impossibilitada de renovar o histórico ouro alcançado em Tóquio'2020.
Pese embora o afastamento de quase um ano e meio das lides competitivas - período em que foi mãe pela primeira vez - nem parece que a campeoníssima havaiana esteve ausente.
Na presença da filha, a agora mamã entrou com tudo numa das suas ondas favoritas do North Shore de Oahu. Foi um arraso e que deixa bastante água na boca para o que aí vem, leia-se o regresso ao CT em 2026.
Na segunda bateria dos quartos-de-final, Moore acariciou o score combinado perfeito ao somar 18,10 pts em 20 possíveis. Pontuação expressiva que foi obtida com ondas de 9,33 pts e 8,77 pts, naquela que foi uma destruição das direitas de Haleiwa protagonizada pela primeira campeã olímpica da história do surf.
"Foi verdadeiramente especial porque pela primeira vez tive a minha filha a apoiar-me na praia. Senti-me bem em vestir novamente a licra de competição. Significa muito para mim, pois estive de fora durante um ano e meio e tive uma pequenota", disse Carissa Moore.
Em plena preparação para o circuito mundial de surf, a surfista de 33 anos já começou a bater adversárias do CT, impondo-se à vigente campeã mundial Júnior da WSL, Luana Silva. Segunda classificada do heat e também apurada para as meias-finais, Luana também anotou uma esplêndida performance, conseguindo a melhor onda do embate (9,53 pts) e o robusto score de 17,70 pts.
Nas meias-finais, que poderão ser disputadas esta sexta-feira, Carissa Moore volta a medir forças com Luana Silva. O alinhamento do embate é completo com as conterrâneas Moana Jones Wong, que é a 'Rainha de Pipeline', e Vaihitimahana Inso.
Num dia de grandes performances nas águas de Haleiwa, o local Barron Mamiya também esteve em evidente destaque. O top mundial conseguiu aquela que até ao momento é a única nota máxima (10,00 pts) do campeonato. Barron tocou a perfeição ao executar... dois aéreos de enfiada, algo que não é nada comum de ver nesta emblemática onda do North Shore.
Barron Mamiya
WSL/Tony Heff
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram