O XXI Estoril Surf Festival prosseguiu no último fim de semana, com a disputa da finalíssima nacional de Surf Esperanças Sub-14.
Depois da coroação dos novos campeões portugueses de skimboard na semana passada, houve mais um título nacional em jogo na Praia de São Pedro de Estoril.
Num campeonato marcado por ondulação pesada, que colocou à prova os destemidos groms, Zé Maria Antunes sagrou-se campeão nacional no passado domingo. Em São Pedro do Estoril, o jovem de Carcavelos sucedeu a Francisco Santos como dono do cetro.
O novo detentor do título selou a conquista com a passagem à final, uma vez que o outro finalista (Khai Tanguay) é um atleta estrangeiro. Repetiu-se o que já tinha acontecido na finalíssima nacional da categoria Sub-12, onde David Mendonça, sucessor de Zé Maria Antunes, não foi o vencedor do evento. A final foi monopolizada por dois surfistas estrangeiros.
Fora da corrida ao título nacional Sub-14, Tanguay acabou por assegurar a vitória na prova disputada nas ondas da Linha de Cascais. O vice-campeão nacional foi Ruy Morais, que acabou eliminado nas meias-finais, tal como Theo Henriques.
A finalíssima ficou ainda marcada pela presença de Gonçalo Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, no dia das finais.
Numa altura em que já atingiu o seu equador, o XXI Estoril Surf Festival regressa no próximo fim de semana (15 e 16 de novembro).
Daqui em diante é o pranchão a dominar o programa da iniciativa novamente organizada pelo histórico Surfing Clube de Portugal. Tudo vai começar com a etapa final do Nacional de Longboard versão 2025. Em disputa, estarão os cetros nacionais referentes às categorias Open, Feminino e Sub-18.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram