Estamos a sensivelmente quatro meses e meio do início do CT versão 2026, mas já se pode dizer que esta será a temporada dos regressos de ex-campeões mundiais.
Para este cenário, provavelmente não é alheio o facto de existir a celebração do 50.º aniversário do circuito mundial e de ocorrer a reintrodução do formato de época corrida a pontos, com o histórico final nos tubos de Pipeline.
Se no lado feminino teremos de volta as campeoníssimas Stephanie Gilmore e Carissa Moore, entre os homens haverá o retorno do igualmente consagrado John John Florence.
Esta quarta-feira, em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) anunciou que o havaiano estará de volta à competição a tempo inteiro em 2026. O surfista de 33 anos recebeu um dos dois wildcards de temporada da WSL.
Em 2025, John John optou por não defender o cetro mundial arrecadado na campanha anterior e enveredou por um ano sabático. Todavia, cumpriu o que prometeu.
Depois de passar por um período sabático, no qual explorou e surfou novas ondas com a família, o campeão mundial em 2016, 2017 e 2024 regressa ao CT.
Consagrado nos últimos dois formatos que o circuito mundial teve, Florence é o único homem a intrometer-se no forte domínio que o surf brasileiro tem exercido desde 2014 na conquista de títulos mundiais.
Pelo meio, o percurso do natural do North Shore foi inevitavelmente marcado por sucessivas lesões nos joelhos, infortúnios que obrigaram a longas paragens e impossibilitaram estar na discussão de mais títulos.
Não deixa de ser curioso que apesar do notável CV no CT, John John Florence só conquistou nove etapas às quais junta-se a vitória alcançada na finalíssima de Trestles, que valeu o terceiro cetro de campeão do mundo.
A nível de regressos à divisão máxima do surf mundial, a coisa pode não ficar por aqui, pois o brasileiro Gabriel Medina também está na equação. Um wildcard de temporada encontra-se sem dono e o três vezes campeão mundial é o grande favorito a ficar na posse do mesmo. Porém, ao contrário dos outros regressados, Medina não competiu em 2025 devido a lesão prolongada.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram