Tem somente 14 aninhos e já é campeão europeu Júnior de bodyboard. No último sábado, em águas marroquinas, o grom Vicente Campos fez história ao arrebatar o título continental da categoria destinada aos atletas mais novos.
O competidor português conseguiu a proeza na terceira e última etapa do ano, disputada na península de Dakhla, lá no Saara Ocidental.
Se em 2024, o jovem bodyboarder poveiro acariciou o cetro ao ser vice-campeão europeu - ficou a 110 pontos do título - agora chegou o prémio máximo e sem necessitar de vencer qualquer etapa.
Vicente partiu para o point break de Foum el Bouir apenas como quarto colocado da hierarquia. Todavia, as ausências dos dois primeiros classificados, os espanhóis Unax Pascual e Alberto Pérez, bem como do quinto (campeão Mauro Bolaños), aliada à eliminação do compatriota Rafael Nóbrega na ronda inaugural, deixou a corrida ao título resumida a Vicente Campos e ao espanhol Néstor Reyes.
Tudo ficou decidido nas meias-finais. Com uma vitória na bateria inaugural desta fase, Vicente avançou para a final. No mesmo heat, Nestor Reyes não evitou a eliminação (quarto classificado) e Campos fez de imediato a festa, deixando a água carregado em ombros pelos compatriotas Eduardo Macedo e Luana Dourado. O grom luso sucede ao espanhol Mauro Bolaños como detentor do título europeu.
Já este domingo, dia das finais em Dakhla, Vicente Campos procurou juntar o cetro continental à vitória na etapa, mas terminou a final no segundo posto, repetindo o vice-campeonato alcançado na etapa anterior, realizada em Gran Canária. O triunfo ficou na posse de um bodyboarder da casa, o marroquino Hamza Moumou.
Não obstante ter apenas 14 anos, Vicente Campos já é dono de um currículo bem recheado. No contexto nacional é bicampeão Sub-14, detentor do título respeitante à categoria Sub-16, vice-campeão Sub-18 e duas vezes campeão Sub-12. Recentemente, anotou uma participação honrosa no Mundial Júnior, terminando na nona posição.
Com a consagração de Vicente Campos, este ano o bodyboard português limpou os dois títulos europeus do escalão Júnior. No lado feminino, Filipa Freitas proclamou-se campeã no Cascais Boogie Chicks. Não esquecendo que a nova campeã do mundo Júnior também é lusa, no caso Alice Teotónio.
A nível internacional, o ano de 2025 foi de ouro para o bodyboard português em termos juniores, mostrando que o futuro tem tudo para ser risonho.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram