Depois das históricas conquistas de António Dantas, que incluíram o título continental, o longboard feminino português também teve motivos para sorrir na etapa final do Europeu de 2025, circuito que terminou este domingo no Guincho.
Raquel Bento, de 25 anos, estreou-se como vencedora de provas do Europeu, que já não era corrido desde 2012. É sua primeira grande vitórias em provas internacionais. Neste dia final, 'Raka' mostrou-se imparável, derrubando o contingente francês que estava em clara maioria. Bento era a única semifinalista não-gaulesa, mas tinha do seu lado o facto de estar a competir em casa.
Primeiro, nas meias-finais, a pluricampeã nacional começou por derrotar Canelle Lebreton, marcando encontro no duelo decisivo com a teenager Margaux Vieuge, de 17 anos. Esta ao eliminar a compatriota Maya Glasenapp nas meias-finais possibilitou a coroação da dinamarquesa Thilde Rasmussen como campeã da Europa, título que também já tinha arrecadado no Eurosurf 2025, disputado em Santa Cruz. Tal como António Dantas, habemus campeã europeia a dobrar.
A longboarder nórdica chegou ao XXI Estoril Surf Festival como líder de ranking, mas a inesperada eliminação logo na segunda ronda deixou-a de calculadora na mão. Tudo acabou por correr de feição, permitindo a Thilde respirar de alívio em terra.
Na final, disputada ao início da tarde deste domingo, Raquel Bento abriu as hostilidades da melhor forma ao conseguir uma onda de 7,00 pts, a segunda melhor da competição. Depois, já dentro dos cinco minutos finais, a filha do histórico 'Lufi' Bento rematou com uma onda de 5,75 pts, que perfez o score combinado o score combinado de 12,75 pts, o segundo mais elevado da prova feminina. Escolha de ondas cirúrgica por parte da portuguesa, que apenas surfou três ondas. Vice-campeã, Margaux Vieuge quedou-se pelos 10,10 pts.
Com o sucesso alcançado nas ondas do Guincho, que muitos anos depois voltou a receber uma prova internacional de surfing, Raquel Bento respondeu da melhor forma ao título nacional perdido no último domingo noutro evento do XXI Estoril Surf Festival, esse disputado em São Pedro do Estoril. Desde 2021 que a competidora de 25 anos não falhava a conquista do cetro nacional.
Neste derradeiro dia de competição da temporada, que começou e terminou em Portugal, nota ainda para a proclamação dos espanhóis Martín García Andrade e Julieta Rodríguez-Villamil como novos campeões europeus da categoria Júnior.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram