Confirmou-se o pior cenário. Camilo Abdula não vai participar na final da categoria Stand 1 do Mundial ISA de Para Surfing 2025, que será disputada em Oceanside na sexta-feira, derradeiro dia de competição.
Através de publicação na rede social Instagram, na qual também exibe a imagem de uma radiografia, o bicampeão europeu revelou que a lesão sofrida no pé esquerdo é "pior do que esperava".
O atleta sineense fraturou dois metatarsos na primeira e única onda que surfou na ronda 2, onde acabou por ficar fora da água na segunda metade do heat.
Apesar do infortúnio, que "impossibilita lutar pela medalha de ouro", o campeão mundial ISA em 2022 conseguiu aceder à final, pelo que deixa a Califórnia com nova medalha ao pescoço. Abdula vai terminar no quarto posto da categoria Stand 1, o que significa a conquista do cobre, tal como aconteceu em 2021.
Esta é uma das duas medalhas que a Seleção Nacional de surf adaptado vai trazer da 10.ª edição do Mundial ISA de Para Surfing. A outra foi conquistada por Marta Paço na categoria VI 1, que é destinada a atletas invisuais. Resta agora saber qual o metal que Marta arrecadará.
Nesta quinta-feira, penúltimo dia de competição, a jovem para surfista portuguesa vai em busca de mais história: o quinto título mundial ISA consecutivo. Marta, de 20 anos, está bem lançada para cumprir esse desiderato, depois de uma estreia auspiciosa.
A bateria que pode consagrar novamente a atleta vianense começa pelas 18h00 (hora de Portugal continental) na zona norte do pontão de Oceanside.
O heat decisivo poderá ser acompanhado através da transmissão em direto da Associação Internacional de Surf (ISA) no seu canal de YouTube ou sítio oficial de internet.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram