Esta quarta-feira, antepenúltimo dia de competição no Mundial ISA de Para Surfing 2025, Camilo Abdula assegurou, com uma lesão pelo meio, a passagem à final da categoria Stand 1.
Garantido o lugar no heat decisivo em Oceanside, no estado norte-americano da Califórnia, isto significa que o recém-coroado bicampeão europeu já assegurou a conquista de nova medalha. Falta apenas definir qual o metal que o atleta sineense colocará ao pescoço: ouro, prata, bronze ou cobre.
Com o acesso do campeão mundial ISA em 2022 à final, também já é certo que a Seleção Nacional trará duas medalhas desta 10.ª edição do certame, que termina na sexta-feira. Isto porque Marta Paço também será medalhada na categoria VI 1, onde está bem lançada para ser pentacampeã do mundo ISA. A final disputa-se esta quinta-feira e terá início pelas 18h00 (hora de Portugal continental).
Regressando a Camilo Abdula, o apuramento para a final das medalhas aconteceu numa jornada que revelou-se dolorosa. Camilo esteve em ação na segunda bateria da ronda 2, onde apenas somou 1,07 pts, não indo além do quarto e último posto.
Este magríssimo pecúlio deveu-se ao facto de que a prestação de Camilo foi muito condicionada pela lesão sofrida no pé esquerdo, que tirou o português da água na segunda metade do heat.
A lesão foi contraída após a primeira e única onda que surfou, conforme fez saber Abdula através de publicação na rede social Instagram, na qual também exibiu uma imagem com gelo no pé.
Apesar do "contratempo", o para surfista de 46 anos conseguiu segurar a vaga na final. Foi decisiva a performance que o luso teve na primeira ronda, logo no dia inaugural deste Mundial.
A participação na final ainda não é 100% certa. "Agora é tempo de recuperar para poder competir na final", completou o vice-campeão mundial ISA no ano passado.
Na final, a realizar esta sexta-feira na zona norte do pier de Oceanside, os adversários de Camilo Abdula são o nipónico Suguru Nara e os dois para surfistas que mais se têm destacado na categoria Stand 1: o sul-africano e ex-campeão mundial Antony Smyth e o brasileiro Davi Lima, de somente 15 anos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram