Duas semanas depois do surf, agora é a vez do circuito nacional de bodyboard ter o epílogo da temporada de 2025 em Peniche.
Mais uma vez, cabe à Capital da Onda coroar os novos campeões nacionais Open, com a realização este fim de semana do Peniche Bodyboard Meeting.
O Molhe Leste, onda de eleição para a prática da modalidade, foi o palco escolhido pela organização para esta batalha final.
Em termos de rankings, encontramos duas situações bem distintas na chegada ao Oeste luso. Líder invicto e destacado da hierarquia masculina, o local Daniel Fonseca está muito perto de celebrar em casa a conquista do quarto título nacional Open da carreira.
Com a ausência de Hélder Mendes - segundo classificado do ranking - os maiores adversários de Daniel Fonseca passam a ser Francisco Ferreira e o vigente campeão nacional Ricardo Rosmaninho, que ocupam a terceira e quarta posições da tabela, respetivamente. Ambos, distam a mais de 500 pontos do primeiro posto.
Entre as senhoras, conforme já mencionado, a corrida ao cetro máximo do bodyboard luso promete ser bem mais emotiva durante o fim de semana.
As principais candidatas são duas bodyboarders de diferentes gerações e que arrecadaram os títulos nas últimas duas épocas: a vigente campeã nacional Luana Dourado e Teresa Padrela. Maior equilíbrio era impossível, uma vez que ambas chegam a Peniche empatadas no topo do ranking, com 2590 pontos amealhados após três etapas.
Para as contas finais, contabilizam-se os três melhores resultados nas quatro provas que compõem o calendário feminino. O roteiro dos homens apenas engloba três campeonatos, contabilizando-se todos os desempenhos.
Recém-coroada campeã europeia no... Saara, Luana Dourado, de apenas 16 anos, procura agora o sucesso dentro de portas, com a revalidação do título nacional Open.
Mais velha, com 24 anos, Teresa Padrela procura reconquistar o cetro perdido no ano passado. Em caso de consagração, Padrela será campeã nacional Open pela terceira vez.
Este sábado, a primeira chamada no Molhe Leste acontece às 8h30 (hora de Portugal continental). A previsão deixa antever boas ondas para todo o campeonato. Já divulgado pela Federação Portuguesa de Surf, o heat draw pode ser consultado AQUI.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram