Imaculada, assim continua a campanha da portuguesa Mafalda Lopes no ALAS Global Finals, que decorre até este sábado em Punta Mango, El Salvador.
Esta sexta-feira, a bicampeã europeia manteve o registo 100% vitorioso na passagem às meias-finais da competição que reúne surfistas europeus, americanos e asiáticos.
A ex-campeã europeia Júnior da World Surf League (WSL) soma por vitórias os três heats que já surfou nas direitas do point break salvadorenho. Nada mau para Mafalda, que sofreu uma pequena lesão ainda em Portugal e esteve sem treinar durante uma semana. Este domingo, dia das finais, a surfista lusa lutará pela vitória neste ALAS Global Finals.
Depois de dois dias consecutivos sem vestir a licra de competição, esta sexta-feira a competidora da Costa de Caparica regressou finalmente à ação nas águas quentes de Punta Mango.
No terceiro e penúltimo heat da ronda 3, a surfista de 24 anos superioriozou-se numa disputa marcada por mar lento e ondas mais pequenas. Dadas as condições verificadas, as quatro surfistas estiveram bem ativas em busca das melhores oportunidades. Foi sem surpresas que as pontuações obtidas foram mais baixas.
Única portuguesa presente no evento, Mafalda Lopes foi quem encontrou as melhores ondas, conseguindo o score combinado de 9,93 pts. Além da surfista de 24 anos, a nicaraguense Candelaria Resano também logrou atingir as meias-finais, somando 8,20 pts. Já eliminada, mas apenas a 0,10 pts de seguir em frente ficou a norte-americana Ella McCaffray (8,10 pts), enquanto a tailandesa Isabel Higgs, de 17 anos, terminou na quarta posição, com uns magros 4,80 pts.
"Estou muito feliz por ter passado este heat. As raparigas estão a surfar muito bem. Há muito nível na água. Fiquei impressionada, pois não estava à espera de encontrar tanto nível. Tenho vontade de chegar à final e vamos com tudo", disse Mafalda na curta entrevista pós-heat.
Nas meias-finais, que serão disputadas este sábado, Mafalda Lopes encontra a basca Arianne Ochoa, a argentina Lucia Indurain e a grom peruana Brianna Barthelmes, que tem apenas 15 anos. Este é o alinhamento do primeiro heat das meias-finais, onde somente as duas primeiras colocadas avançam para a grande final, também a realizar no sábado.
Recorde-se que Mafalda Lopes ganhou o direito de participar no ALAS Global Finals por ter sido uma das quatro finalistas no Eurosurf 2025, disputado em Santa Cruz e onde revalidou o cetro continental.
O ALAS Global Finals pode ser acompanhado através da transmissão em direto no canal de YouTube do ALAS Global Tour.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram