Não foi um, mas sim dois o número de títulos europeus que o bodyboard português conquistou no... Saara Ocidental, mais concretamente em Dakhla, peninsular cidade marroquina que acolheu a última etapa do circuito continental de 2025.
Ao inédito feito de Vicente Campos no escalão Júnior, juntou-se este domingo algo que jamais tínhamos testemunhado, não esquecendo também a vitória de Eduardo Macedo na prova masculina.
Com apenas 16 anos de idade, Luana Dourado sagrou-se campeã europeia de bodyboard, sucedendo à compatriota Teresa Padrela. Luana, que também é a atual detentora do título nacional, selou a conquista com a vitória nas ondas de Foum el Bouir.
É mais uma página de ouro escrita pela talentosa bodyboarder vilacondense, que desde 2022 tem conseguido vários sucessos dentro e fora de portas.
Segunda classificada do ranking feminino na chegada a Marrocos, Dourado capitalizou da melhor forma a ausência da espanhola Teresa Miranda, vingando assim o vice-título europeu do ano passado.
Na final, onde havia três atletas portuguesas entre as quatro finalistas, Luana Dourado somou 12,35 pts para levar a melhor diante das compatriotas Joana Schenker (11,55 pts) e Teresa Padrela (10,95 pts). Atual campeã do mundo, a austríaca Alexandra Rinder teve de contentar-se com o quarto lugar (10,10 pts).
Para Luana Dourado, esta foi a segunda vitória do ano, tendo conquistado metade das etapas que deram forma ao calendário. Curiosamente, Teresa Miranda superiorizou-se nas restantes, encerrando a campanha como vice-campeã europeia.
"Ainda nem acredito que este sonho já é realidade. Foram meses de muito trabalho, foco e dedicação. Ver tudo isso dar frutos é simplesmente incrível. O bodyboard feminino está cada vez mais forte e isso torna este título ainda mais especial", considera a atleta que também é a atual vice-campeã europeia Júnior.
Em publicação nas redes sociais, Dourado disse ainda que agora é "tempo de descansar um bocadinho e voltar a estudar porque a vida também tem testes e trabalhos". Recorde-se que para além de praticar bodyboard, Luana também joga futsal. Defende as cores do ADCR Caxinas Poça Barca e já representou a Seleção Nacional Sub-17.
Nota ainda para o ranking final do Europeu feminino, onde a armada lusa dominou o top 10, colocando sete bodyboarders: Luana Dourado (1.ª), Teresa Padrela (3.ª), Joana Schenker (4.ª), Francisca Ribeiro (6.ª), Mariana Silva (7.ª), Mariana Rosa (9.º) e Madalena Valério (10.ª).
Este foi o terceiro ano consecutivo em que o título europeu Open é conquistado por uma atleta portuguesa, depois dos sucessos de Filipa Broeiro (2023) e Teresa Padrela (2024).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram