Já lá vai quase um mês desde que abriu o longuíssimo período de espera do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2025/2026. É o já tradicional evento especial de tow-in no qual os melhores big riders do globo desafiam as ondas grandes da Praia do Norte.
Até 31 de março, a prova pode ser colocada na água a qualquer momento. Quem sabe se tal não acontecerá já nesta primeira semana de dezembro, dado o potencial do swell que está no horizonte.
Todavia, volvemos ao passado dia 1 de novembro. Foi o momento em que mais uma vez a World Surf League anunciou o início do período de espera, mas também revelou os nomes dos 18 big riders convidados, que darão forma a nove equipas.
Num lote em que encontramos novamente os portugueses Nic von Rupp e António Laureano, saltou de imediato à vista a ausência de atletas havaianos, com destaque para a estrela da companhia: Kai Lenny. Já aconteceu em edições passadas, mas não é habitual vermos a ação desenrolar-se sem big riders havaianos, mesmo que historicamente possam ter maior queda para a remada.
No caso do waterman Kai Lenny, este tem escrito uma história de sucesso no tow-in da Praia do Norte, formando uma dupla imbatível com o brasileiro Lucas Chumbo.
Sempre que fizeram equipa, nunca foram derrotados. Por três ocasiões, o 'Kai Chumbo Show' - assim foi batizado por Lucas Chianca - dominou os acontecimentos nas grandes massas de água que quebram junto ao Forte de São Miguel Arcanjo. Desde a primeira edição, a dupla notabilizou-se pela abordagem progressiva às ondas grandes, exibindo um esplendoroso jogo aéreo.
Curiosamente, na última edição, Kai Lenny e Luca Chumbo estiveram pela primeira vez em formações diferentes. Nenhum conseguiu saborear o sucesso. Jamais tinha havido uma edição da prova portuguesa sem um destes nomes no topo do pódio.
Esta ausência de big riders havaianos entre os convidados, pode estar relacionada com as dificuldades em ter tudo a tempo e horas em Portugal, ainda que o alerta amarelo seja emitida com 72 horas de antecedência do potencial dia da competição.
Por exemplo, na última edição, houve um atraso na chegada das malas de Kai Lenny, que teve de ir a jogo com material emprestado. Uma contrariedade que ajuda explicar uma exibição menos exuberante nas ondas em que costuma brilhar.
É verdade que não há havaianos entre os convidados para o Nazaré Big Wave Challenge 2025/2026, mas tal não é irreversível. A WSL sublinha que podem existir alterações no elenco até ao dia da prova. Talvez haja alguma surpresa...
Convidados TUDOR Nazaré Big Wave Challenge
Equipa 1: Nic von Rupp (POR) / Clement Roseyro (FRA)
Equipa 2: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) / Pedro Scooby (BRA)
Equipa 3: Andrew Cotton (GBR) / Ben Larg (SCO)
Equipa 4: Rodrigo Koxa (BRA) / Vitor Faria (BRA)
Equipa 5: Rafael Tapia (CHL) / Pierre Rollet (FRA)
Equipa 6: Benjamin Sanchis (FRA) / Jerome Sayhoun (MAR)
Equipa 7: Justine Dupont (FRA) / Eric Rebiere (FRA)
Equipa 8: Michelle des Bouillons (BRA) / Ian Cosenza (BRA)
Equipa 9: Laura Crane (GBR) / Antonio Laureano (POR)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram