É mais um circuito europeu que chega ao fim em... Marrocos, nas águas do continente africano.
Depois do bodyboard, num evento de excelentes memórias para as cores portuguesas, agora é o surf com o Pro Junior da World Surf League (WSL) a terminar em ondas marroquinas.
Entre quarta-feira e domingo, disputa-se o Junior Pro Taghazout, quinta e última etapa da temporada de 2025.
Em Anza Beach, que deixa antever a entrega de uma ondulação consistente durante o período de espera, haverá muito em jogo. Discute-se os títulos europeus (masculino + feminino), assim como as vagas do velho continente para o Mundial Júnior da World Surf League (WSL). Os bilhetes para as Filipinas serão arrecadados pelos dois primeiros colocados dos respetivos rankings.
O surf português chega a Anza Beach com legítimas aspirações no que toca à conquista dos títulos continentais em disputa. Após quatro etapas, no lado feminino, Maria Salgado é vice-líder do ranking e conquistou 50% dos eventos levados a cabo. A bicampeã nacional Sub-20 está a 300 pontos da liderança da espanhola Carla Morera de la Vall.
Por sua vez, o recém-coroado campeão nacional Francisco Ordonhas e João Mendonça ocupam a terceira e quinta posições, respetivamente, da hierarquia masculina, que é comandada pelo espanhol Alfonso Suarez. Em Marrocos, Ordonhas procura revalidar o cetro continental Júnior conquistado em 2024.
Nos próximos dias, haverá um forte contingente luso a participar no Junior Pro Taghazout. No heat draw, constam 26 juniores portugueses: 21 homens e 5 mulheres. Em toda a época, que já vai longa, este é o campeonato com mais surfistas presentes a nível geral. Na prova masculina, o número de participantes é superior a 130.
Precisamente entre os homens, o primeiro luso a entrar em cena será Francisco Santos logo na ronda inaugural. Depois, na ronda 2, haverá a estreia de José Gonçalves, Matias Lopes, Manuel Pirujinho, Baltazar Barbosa Leão, Zé Champalimaud, Francisco Magalhães, António Lucas e Benjamim Magalhães.
Já Miguel Lages, Tiago Guerra, Joaquim Trindade e Bruno Amado debutam na ronda 3. Por último, Martim Fortes, João Mendonça, Salvador Vala, Jaime Veselko, Salvador Vala, Mário Leopoldo, Tiago Stock, João Roque Pinho e Francisco Ordonhas tiveram entrada direta na ronda 4, pois beneficiam do estatuto de cabeças de série.
Nota para a inclusão de Jaime Veselko no heat draw, numa altura em que se encontra em França a participar na final internacional do Rip Curl GromSearch, onde já assegurou lugar nas meias-finais.
No heat draw feminino, a armada lusa só vai para a água na ronda 2, com Teresa Pereira e Constância Simões. Para a ronda 3, que marca a entrada dos cabeças de série, Lua Escudeiro e as Marias, Salgado e Dias, tiveram acesso direto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram