Numa altura em que a campeoníssima Carissa Moore tem sido notícia porque vai regressar ao CT em 2026 após ter sido mãe, outra mamã de primeira viagem protagonizou uma bonita história este ano. Curiosamente, também é havaiana.
Honolua Blomfield. Quem acompanha com atenção as lides do longboard, sabe que esta havaiana é uma das mais laureadas da história da disciplina.
Juntamente com Cori Schumacher e as contemporâneas Soleil Errico e Rachael Tilly, Hono está no topo da lista de longboarders mais títuladas, exibindo três cetros mundiais.
Todavia, no último ano, Blomfield viveu uma outra fase da sua vida. Inédita, mas igualmente muito marcante: a maternidade. Toda esta viagem e nova experiência, Honolua encontrou forma de conciliar com a competição, que nunca acabou por interromper.
Em 2024, participou já grávida nas últimas duas etapas do circuito mundial, qual Johanne Defay ou Carissa Moore.
Na finalíssima de El Salvador, a longboarder de 26 anos esteve na discussão do título. De esperanças, a consagrada havaiana conseguiu vencer três heats consecutivos nas longas direitas de El Sunzal, esbarrando apenas na futura campeã Rachael Tilly.
Veio o defeso e Honolua foi ficando vez mais grávida. Tudo desembocou em abril, com o nascimento do bebé Reign, o seu primeiro filho. Dois meses após este mágico momento, a três vezes campeã mundial já estava a vestir a licra de competição. Participou num QS caseiro, no qual alcançou um honroso quinto lugar. Estava dado o mote para nova participação na elite mundial.
Após um arranque de campanha bem discreto e à beira de falhar a presença na finalíssima de El Salvador, Honolua Blomfield viajou até ao Médio Oriente com o marido e o bebé Ryan.
"Estava super nervosa. Uma longa viagem com um bebé, competir enquanto cuido do bebé, amamentar entre os heats e manter-me forma para surfar", escreveu em publicação nas redes sociais.
Em família, Blomfield surgiu transfigurada face ao que vinha a apresentar. Desde a primeira hora, esteve imparável na piscina de ondas artificiais em Abu Dhabi. Disparou várias notas excelentes, roçando a perfeição, naquele que foi tratado em cima do pranchão. Claro está que tudo culminou na emotiva conquista do Surf Abu Dhabi Longboard Classic. A vitória foi dedicada a todas as mães.
"Fiz algo que nunca acreditei ser possível. É verdadeiramente uma sensação inexplicável e inesperada. Havia muito para gerir, mas no fim do dia as estrelas alinharam-se e deu tudo certo."
Graças à proeza alcançada na capital dos Emirados Árabes Unidos, de uma assentada Honolua Blomfield subiu 13 (!) lugares no ranking, o que possibilitou aceder à finalíssima de El Salvador.
Em El Sunzal, onde chegou como terceira colocada da hierarquia, acabou por perder na estreia. Foi novamente batida pela californiana Rachael Tilly, que viria a revalidar o título mundial. Fechou este incrível ano como mãe vencedora de etapas do Tour e número 4 do mundo. Porém, a maior vitória foi conciliar a carreira profissional com uma nova fase da vida pessoal.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram