Em Anza Beach, palco do Junior Pro Taghazout Bay, a competição prosseguiu esta quinta-feira, numa jornada dedicada quase em exclusivo ao setor masculino.
Depois de uma abertura de hostilidades praticamente imaculada em águas marroquinas, na qual apenas registou uma eliminação, a armada lusa teve um dia mais complicado, sofrendo meia dúzia de baixas.
Por outro lado, João Mendonça e Miguel Lages asseguraram lugar nos oitavos-de-final, que reúnem os 32 melhores surfistas desta que é a derradeira etapa do circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) versão 2025.
Miguel Lages destacou-se ao ultrapassar duas rondas e sempre com vitórias. O surfista de 19 anos exibiu toda a sua conexão com Anza Beach, que voltou a entregar direitas de qualidade.
Para os homens, o segundo dia de competição teve início com a realização da terceira ronda. Para além do já mencionado Miguel Lages, houve mais três juniores portugueses que triunfaram nesta ronda: Zé Champalimaud, António Lucas e Bruno Amado. Os compatriotas Baltazar Barbosa Leão, José Gonçalves e Tiago Guerra também acederam à fase seguinte.
Em sentido inverso, Matias Lopes, Joaquim Trindade, Francisco Santos, Manuel Pirujinho e Benjamim Magalhães ficaram pelo caminho.
Depois, na ronda 4, as coisas não começaram da melhor maneira para as cores nacionais, com Martim Fortes a perder de primeira. Porém, a jornada acabou com a bandeira portuguesa no primeiro posto, com os triunfos sucessivos de João Mendonça e Miguel Lages.
Quinto classificado do ranking na chegada a Marrocos, João Mendonça começou da melhor forma uma campanha em que ainda tem aspirações a um inédito título europeu Júnior da WSL.
A ronda 4 marca a entrada em cena dos cabeças de série, como é o caso de Martim Fortes e João Mendonça. Os restantes top seeds portugueses são Salvador Vala, Mário Leopoldo, Tiago Stock, João Roque Pinho e o campeão europeu Francisco Ordonhas, que procura a revalidação do cetro continental. Todos eles ainda aguardam pela estreia, que deverá acontecer esta sexta-feira. Após a conclusão da primeira meia dezena de heats da ronda 4, a organização deu por terminada a ação neste segundo dia de competição.
Provenientes da ronda 3, Zé Champalimaud, António Lucas, Bruno Amado, Baltazar Barbosa Leão, José Gonçalves e Tiago Guerra completam o alargado lote de portugueses presentes na ronda 4.
No campo feminino, esta quinta-feira não teve portuguesas na água. O contingente luso está representado por Maria Salgado (vice-líder do ranking), Maria Dias, Lua Escudeiro, Constância Simões e Teresa Pereira. Este quinteto está na ronda 3.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram