Mais uma vez, o feriado de Todos os Santos (1 de de novembro) assinalou o início do longuíssimo período de espera do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2025/2026. É o evento especial de tow-in no qual os melhores big riders do globo desafiam as ondas grandes que quebram na Praia do Norte.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou a constituição das nove equipas que estarão em ação na desafiante competição portuguesa. Entre os 18 big riders convidados - lista que ainda poderá sofrer alterações - constam dois portugueses, os mesmos da edição de 2024/2025.
A bandeira lusa será representada por dois goofys de diferentes gerações: o trintão Nic von Rupp e o jovem António Laureano.
Em equipa que ganha não se mexe, já diz a velha frase, pelo que Nicolau volta a unir esforços com Clement Roseyro. A parceria luso-francesa deu excelentes resultados no última edição, pois esta foi a formação vencedora do campeonato. Simultaneamente, Clement arrecadou o prémio respeitante à melhor performance individual masculina.
Por sua vez, António Laureano junta-se novamente à britânica Laura Crane. Laureano, de 23 anos, espera ter melhor sorte no Canhão da Nazaré. Isto porque as três anteriores participações foram marcadas por sucessivos infortúnios, seja consigo ou com as suas companheiras de equipa.
Laura, que se estreou no evento na última edição, é uma das três senhoras convidadas, juntamente com as velhas conhecidas Michelle des Bouillons e Justine Dupont, ex-colega de António Laureano e a autora do melhor desempenho individual feminino na edição de 2024/2025.
Voltando ao elenco masculino, salta à vista a ausência do havaiano Kai Lenny, que já somou vários triunfos fazendo equipa com o brasileiro Lucas Chumbo.
O irmão do top mundial João Chianca é um dos cabeças de cartaz, assim como o irreverente Pedro Scooby, Andrew Cotton e Rodrigo Koxa, ex-recordista mundial do Guinness da maior onda surfada. Nota ainda para a inclusão de um big rider africano, o marroquino Jerome Sayhoun.
Ao nível do formato competitivo, este não sofre modificações face ao passado. Cada conjunto vai disputar duas baterias com 45 minutos de duração, alternando os surfistas entre a prancha e a pilotagem do jet ski durante os heats. Contas feitas, seis baterias serão disputadas no dia da prova. Em cada contenda, haverá três formações em ação.
Em jogo, como é habitual, estão três prémios: melhor equipa e as melhores performances individuais masculina e feminina.
Aberta a janela de espera, a ação pode acontecer a qualquer momento até 31 de março do próximo ano. São cinco meses para encontrar o dia ideal. Daqui em diante, a organização irá estar atenta às ondulações que entram na histórica Praia do Norte.
O alerta amarelo para potencial início de competição será emitido com 72 horas de antecedência, caso as condições se alinhem de acordo com os padrões de exigência (mínimo 25 pés).
Esse período irá permitir que os atletas consigam viajar para Portugal a tempo da prova e de ter toda a logística a postos. Caso se confirmem as condições, o alerta verde será dado com 24 horas de antecedência.
Convidados TUDOR Nazaré Big Wave Challenge
Equipa 1: Nic von Rupp (POR) / Clement Roseyro (FRA)
Equipa 2: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) / Pedro Scooby (BRA)
Equipa 3: Andrew Cotton (GBR) / Ben Larg (SCO)
Equipa 4: Rodrigo Koxa (BRA) / Vitor Faria (BRA)
Equipa 5: Rafael Tapia (CHL) / Pierre Rollet (FRA)
Equipa 6: Benjamin Sanchis (FRA) / Jerome Sayhoun (MAR)
Equipa 7: Justine Dupont (FRA) / Eric Rebiere (FRA)
Equipa 8: Michelle des Bouillons (BRA) / Ian Cosenza (BRA)
Equipa 9: Laura Crane (GBR) / Antonio Laureano (POR)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram