Na gélida noite da última sexta-feira, o surf português vestiu-se de gala para a 16.ª edição dos Portugal Surf Awards.
Realizada pelo segundo ano consecutivo em Mafra, a cerimónia distinguiu os melhores ao longo da Liga MEO Surf versão 2025, competição que define os títulos máximos do surf nacional. Numa noite de gala e celebração, estiveram presentes inúmeras figuras que marcaram a temporada e a história do surf nacional.
O grande destaque foi naturalmente para os goofys Francisco Ordonhas e Teresa Bonvalot, que receberam os troféus de campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf de 2025.
Ordonhas celebrou a conquista do primeiro título nacional Open da carreira, enquanto Bonvalot arrecadou o sexto cetro nacional, segundo consecutivo.
Teresa Bonvalot foi a rainha da noite, pois levou para casa três troféus. Ao título nacional, Teresa ainda juntou o troféu de onda feminina do ano. Isto depois de também ter conquistado o prémio Allianz Triple Crown. No masculino, Luís Perloiro também levou para casa o troféu da Allianz Triple Crown e de melhor onda do ano.
Por sua vez, João Mendonça e Francisca Veselko venceram o troféu Surfers’ Surfer, que elegeu o melhor entre os seus pares, enquanto Jaime Veselko destacou-se como a maior evolução do ano e melhor júnior masculino. Já Lua Escudeiro foi a melhor júnior feminina do ano.
Ao nível dos prémios individuais, a antiga campeã nacional Yolanda Hopkins, que recentemente tornou-se na primeira surfista portuguesa a garantir lugar no CT, foi distinguida como personalidade do ano.
Já o antigo diretor de prova da Liga MEO Surf e atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Surf, Pedro 'Pecas' Monteiro, foi agraciado com o Prémio Carreira, por toda uma vida dedicada ao surf e à partilha de ondas.
A sexta edição do Prémio Pedro Lima, que destaca os surfistas pelo lado do fair-play, foi para Guilherme Ribeiro. Em relação à etapa do ano, foi o Allianz Figueira Pro a ser destacada pelo segundo ano consecutivo, após votação dos surfistas. Menção ainda para a estreia do prémio Treinador do Ano, que foi vencido por Manuel Gameiro.
Por fim, Tiago Stock e Maria Salgado receberam os troféus de campeões nacionais Pro Junior. Nota também para a distinção de Clube do Ano, que foi conquistado pelo Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, numa decisão inerente à performance dos seus associados.
Liga MEO Surf 2025:
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Francisco Ordonhas e Teresa Bonvalot
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Luís Perloiro e Teresa Bonvalot
– Maior evolução do ano: Jaime Veselko
– Melhor onda: Luís Perloiro e Teresa Bonvalot
– Juniores do ano: Jaime Veselko e Lua Escudeiro
– Surfers’ Surfer: João Mendonça e Francisca Veselko
– Melhor Evento: Allianz Figueira Pro
– Clube do ano: Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos
Outras Distinções:
– Campeões nacionais Pro Júnior: Tiago Stock e Maria Salgado;
– Personalidade do Ano 2025: Yolanda Hopkins
– Prémio Carreira 2025: Pedro “Pecas” Monteiro
– Prémio Pedro Lima Fair Play: Guilherme Ribeiro
– Treinador do Ano: Manuel Gameiro
– Surf Camp Better Portugal: Francisco Ordonhas, Jaime Veselko, João Mendonça, Maria Salgado e Lua Escudeiro
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram