António Dantas não pára de fazer história no longboard português. Na manhã deste domingo no Guincho, Dantas festejou a conquista de novo título europeu. Foi o segundo no presente ano, o que faz de António o 'Rei' absoluto do pranchão a nível continental em 2025.
O longboarder de 22 anos juntou o cetro da Federação Europeia de Surf, que não era atribuído desde 2012, ao da World Surf League (WSL), este arrecadado no último verão e que valeu a preciosa entrada no circuito mundial pelo segundo ano consecutivo.
O também recém-coroado bicampeão nacional garantiu a inédita conquista com a passagem à final da quarta e última etapa do ano, que encerra o programa desportivo do XXI Estoril Surf Festival.
Nas meias-finais, com o score combinado de 11,40 pts, o mais novo dos manos Dantas levou a melhor diante do jovem francês Kito Guessard (9,25 pts). Uma vitória assegurada com uma performance peculiar. O luso fez a melhor onda da prova masculina (8,50 pts) e um magro backup de... 2,90 pts.
António Dantas partiu para esta etapa decisiva apenas no quinto posto do ranking. Porém, as eliminações precoces de quem estava à sua frente na hierarquia, entre os quais o compatriota Frederico Carrilho, deixaram via aberta para a coroação no Guincho, que muitos anos depois voltou a receber uma prova internacional de surfing.
"Muito stress, mas consegui. Sabe bem ser campeão europeu duas vezes num ano. Agora só quero desfrutar da final", disse o goofy de São Pedro do Estoril após a coroação. Um pouco mais tarde, António Dantas conseguiu colocar a cereja no topo do bolo ao vencer a final, somando a primeira vitória da carreira em etapas do Europeu.
Num duelo bastante equilibrado - apenas 0,15 pts separaram os dois finalistas - Dantas (13,65 pts) derrotou o veteraníssimo Eduardo Bagé (13,50 pts), de 48 anos. Emoção não faltou na contenda, uma vez que o resultado final só foi conhecido para lá do toque da buzina. Dentro dos derradeiros 15 segundos, em plena contagem regressiva, António mostrou nervos de aço. Operou a reviravolta no tudo ou nada, graças uma onda de 5,65 pts, que juntou a outra de 8,00 pts.
Chegou assim ao fim um memorável XXI Estoril Surf Festival para António Dantas. Na iniciativa novamente organizada pelo Surfing Clube de Portugal, o longboarder de 22 anos proclamou-se campeão europeu, revalidou o título nacional Open e venceu dois campeonatos. Tudo em somente uma semana!
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram