Num campeonato que não estava a ser favorável para o surf português, Yolanda Hopkins 'salvou a honra do convento lusitano' em águas do país irmão.
Esta segunda-feira, a vice-campeã mundial ISA superou a ronda 2 feminina e conseguiu a passagem aos oitavos-de-final do Saquarema Pro, quinta e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
Tratou-se do primeiro heat que Yo-Yo surfou na Praia de Itaúna após o amargo desfecho verificado na última edição do Saquarema Pro, no qual ficou a uma bateria de entrar no circuito mundial de surf. Há portanto contas pendentes com o 'Maracanã do Surf', que podem ficar saldadas nos próximos dias, mas já lá vamos.
Nesta fase, a vice-líder do ranking feminino é o único elemento do contingente luso que permanece em competição, depois de uma autêntica razia a que assistimos nas ondas da Praia de Itaúna.
Também na ronda 2, Francisca Veselko e a campeã nacional Teresa Bonvalot foram eliminadas esta segunda-feira, enquanto o ex-top mundial Frederico Morais e Afonso Antunes já tinham sido arredados logo no dia inaugural da prova brasileira, que teve lugar no último sábado.
Na derradeira bateria da ronda de estreia das cabeças de série, Hopkins alcançou o segundo posto, o que permitiu cumprir o principal objetivo: seguir em frente.
Numa contenda equilibrada, a vitória foi arrecadada pela australiana Ellie Harrison (12,00 pts). Com 10,87 pts, Yolanda Hopkins foi seguida de bastante perto pela peruana Sol Aguire (10,44 pts). Apenas 0,43 separaram as duas atletas olímpicas. Além de Aguirre, a experiente sul-africana Sarah Baum (8,94 pts) também disse adeus ao Saquarema Pro.
Nos oitavos-de-final, Yolanda encontra a norte-americana e ex-top mundial Alyssa Spencer. A sétima e penúltima bateria dos 'oitavos' é a reedição do recente duelo que teve lugar no EDP Ericeira Pro, que terminou com vitória portuguesa nos quartos-de-final.
Igualmente com ambições em estar no CT em 2026, a goofy norte-americana foi a campeã da primeira edição do Saquarema Pro, disputada há três anos. Alyssa é a única antiga vencedora que está em prova.
Recorde-se que neste Saquarema Pro, Yolanda Hopkins pode garantir antecipadamente a qualificação para o CT. Essa histórica proeza é consumada caso a surfista algarvia atinga a final, mas a presença nos quartos-de-final também poderá ser suficiente, mediante os resultados das adversárias mais próximas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram