16 de outubro de 2025. Este é o dia em que pela primeira vez uma portuguesa garantiu a qualificação para o CT. A autora da proeza chama-se Yolanda Hopkins Sequeira.
Aos 27 anos, Yo-Yo tornou-se top mundial após assegurar a passagem às meias-finais do Saquarema Pro, quinta e antepenúltima etapa da Challenger Series versão 2025/2026.
"Consegui, finalmente! Vamos estar no CT a representar Portugal. Estou muito feliz. Agradeço a todos que têm apoiado ano após ano. Espero ter representado bem o país. Vou tentar dar o meu melhor no CT e levar a bandeira portuguesa o mais longe possível." Estas foram as palavras que a vice-campeã mundial ISA proferiu na língua de Camões na entrevista pós-heat concedida à World Surf League (WSL).
Ainda em declarações prestadas à WSL, mas agora no idioma de Shakespeare, Hopkins garante estar "preparada" para o inédito desafio que tem pela frente em 2026, relembrando uma velha frase. "Como sempre disse, sei que o meu surf pertence ao CT."
Em dia de celebração e de cumprir um sonho que há muito perseguia, Yolanda agradeceu todo o apoio que tem sentido.
"O ano tem sido incrível. Tenho tido muito apoio de todos. Nunca senti tanto apoio como neste ano, não apenas em Portugal, mas no mundo todo. Viajo pelo globo e tenho apoiantes em qualquer lugar. Da Austrália ao Havai, passando pela África do Sul e os Estados Unidos. Agradeço muito. Sem o apoio dessas pessoas penso que seria bastante difícil alcançar tudo isto."
Crucial nesta longa e bem sucedida caminhada também foi toda a equipa que trabalha com a surfista algarvia. Equipa essa encabeçada pelo treinador John Tranter. No regresso a terra - após consumar a entrada no CT - Yolanda correu efusivamente para os braços do seu 'coach'.
"Já trabalho há tantos anos com o meu treinador, mas não somos só nós. Por detrás, está toda uma equipa de apoio. Sem essas pessoas nunca teríamos conseguido. Dizemos que perdemos como equipa e ganhamos como equipa. Não estaria aqui sem estes elementos", confidencia a antiga bicampeã europeia da WSL.
Neste memorável Saquarema Pro, onde há exactamente um ano ficou a uma bateria de atingir o CT, a campeã nacional Open em 2019 ainda tem trabalho a fazer. Yolanda Hopkins procura a primeira vitória em etapas da Challenger Series. "Hoje pensei que não poderia ir para o CT sem vencer uma prova". Tem três oportunidades até iniciar a aventura na divisão máxima do surf mundial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram