Esta quinta-feira, fez-se história no país irmão! No 'Maracanã do Surf', Yolanda Hopkins, de 27 anos, tornou-se na primeira surfista portuguesa a assegurar a qualificação para o CT.
O inédito feito no seio do surf feminino luso foi conseguido com a passagem de Yo-Yo às meias-finais do Saquarema Pro, quinta e antepenúltima etapa da Challenger Series versão 2025/2026.
No passado, a bandeira portuguesa só esteve representada no CT a nível masculino, com o pioneiro Tiago Pires e, mais tarde, com Frederico Morais, que foi top 10 mundial em 2021.
A proeza da vice-campeã do mundo ISA acontece na Praia da Itaúna, o mesmo local em que há exactamente um ano ficou a um heat de cumprir o sonho. Agora, Yolanda reescreveu a história, cumprindo o que estava escrito nas estrelas de algum tempo a esta parte. Sentia-se que a qualificação para o CT de 2026 ia acontecer, só restava saber onde e quando.
A surfista algarvia chegou ao Brasil confortavelmente instalada na vice-liderança do ranking, fruto de uma super consistência exibida na presente edição deste competitivo circuito. Nas cinco etapas já colocadas na água, Hopkins atingiu sempre pelo menos os quartos-de-final.
Neste Saquarema Pro, o requisito inicial para carimbar antecipadamente a qualificação era atingir a final do campeonato, sendo que chegar aos quartos-de-final também poderia bastar, mas já dependendo do resultado de outras competidoras.
Com o evoluir da prova, a presença nas meias-finais revelou-se suficiente para alcançar o tão desejado objetivo.
Nos quartos-de-final, a antiga bicampeã europeia da WSL derrotou a australiana Ellie Harrison, num duelo que foi marcado pelas escassas e pequenas ondas que o Point de Itaúna entregou ao longo de 35 minutos.
A disputa foi pautada pelo equilíbrio. A campeã nacional Open em 2019 fez a diferença com uma onda de 6,17 pts, obtida à entrada para os derradeiros 10 minutos.
O heat que entrou para a história do surf português terminou com Yolanda a somar 10,67 pts contra os 10,07 pts da jovem 'aussie', que registou a terceira derrota consecutiva diante da adversária lusa em fase 'woman-on-woman' de etapas da Challenger Series.
A atleta treinada por John Tranter - outra grande vencedor do dia - vai discutir um lugar na final com nova oponente australiana. Neste caso, trata-se da veterana Sally Fitzgibbons, que também está perto de garantir lugar no CT do próximo ano. O embate luso-australiano não se realiza esta quinta-feira.
Para além de Yolanda Hopkins, ainda poderemos ter mais duas surfistas portuguesas no 'Dream Tour' de 2026. Francisca Veselko é a atual quarta colocada da hierarquia, estando dentro da zona de qualificação. Zona essa da qual a campeã nacional Teresa Bonvalot está muito perto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram