Quinta etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026, o Saquarema Pro arranca este sábado no famoso 'Maracanã do Surf'.
Até ao dia 19 de outubro - fim do período de espera - a batalha pela qualificação para o CT do próximo ano prossegue em águas brasileiras. Em disputa, estão pontos que podem ser decisivos.
Entre homens e mulheres, um punhado de surfistas chega ao país irmão com a possibilidade de garantir antecipadamente a presença na elite mundial do surf em 2026. Dentro deste lote, encontram-se duas portuguesas: Yolanda Hopkins e Francisca Veselko.
As ondas brasileiras podem ser o palco da primeira qualificação de uma surfista portuguesa para o CT.
Recorde-se que no passado, no setor masculino, a bandeira lusa já esteve representada na divisão máxima do surf mundial por Tiago Pires e Frederico Morais.
Em publicação efetuada nas redes sociais, a World Surf League (WSL) revelou os requisitos dos surfistas que podem já fazer os deveres no beach break da Praia de Itaúna.
Vice-comandante do ranking feminino, já com mais de 23 mil pontos amealhados, Yolanda Hopkins carimba a qualificação para o CT caso atinga a final, independentemente de sair vencedora ou ser finalista vencida. O quinto lugar, que significa chegar aos quartos-de-final, também poderá ser suficiente, mas aí a vice-campeã mundial ISA fica dependente dos resultados de outras atletas.
Há um ano, neste mesmo Saquarema Pro, Yo-Yo ficou a apenas um heat do inédito acesso ao 'Dream Tour'. Foi derrotada nas meias-finais pela francesa Vahine Fierro, que agarrou a tão desejada vaga mundialista.
Já Francisca Veselko, que é a quarta colocada da hierarquia, sabe que a qualificação fica automaticamente assegurada em caso de vitória no Point de Itaúna. Este ano, Kika já pisou o topo do pódio na Challenger Series ao conquistar o Newcastle Surfest, que foi a primeira prova da temporada.
Importa ainda referir que para além de Yolanda Hopkins e Francisca Veselko, a campeã nacional Teresa Bonvalot também está bem dentro da luta pela qualificação.
A goofy de 26 anos, que se encontra magoada no pé direito, é a primeira surfista abaixo da 'bolha de qualificação', estando bem perto de reentrar nesse restrito lote.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram