Este domingo, que revelou-se fantástico para as cores francesas, Ribeira d'Ilhas foi palco de um momento que fica para a história do surf mundial. Com apenas 14 aninhos, a prodigiosa francesa Tya Zebrowksi conquistou o EDP Ericeira Pro, quarta etapa da Challenger Series versão 2025/2026.
O estrondoso sucesso conseguido, num dos palcos mais míticos do surf europeu, torna a super grom na mais jovem vencedora de uma etapa deste competitivo circuito de acesso ao CT.
A proeza permitiu a Zebrowski vingar a final perdida no ano passado, naquela que então foi a sua estreia na Challenger Series com... 13 anos.
Curiosamente, Tya voltou a defrontar uma surfista originária da Austrália na grande final. Ambas, com experiência de CT, onde a atual detentora do título europeu da World Surf League (WSL) já tem pé e meio. Após quatro etapas é a líder destacada do ranking feminino, com mais de cinco mil pontos de vantagem sobre a segunda classificada, que é a 'nossa' Yolanda Hopkins. A primeira surfista abaixo da zona de qualificação, que é Teresa Bonvalot no oitavo posto, encontra-se a mais de 14 mil pontos.
Se há um ano, a adversária da jovem gaulesa na final foi a veterana Sally Fitzgibbons, agora a oposição veio de India Robinson, surfista que eliminou Yolanda nas meias-finais. Nesta ronda, a menina que já uma senhora surfista derrotou a israelita Anat Lelior.
Disputada esta tarde, a final até começou equilibrada. Porém, Tya Zebrowski descolou na segunda metade do mesmo. O triunfo foi assegurado com o score combinado de 13,53 pts face aos 11,93 pts da rival aussie, que deixa a Ericeira com o melhor desempenho da temporada, reentrando na luta pela requalificação para o CT.
"Sinto-me tão bem. Vencer aqui é super especial. Estou tão feliz de ter vencido este ano. Quero só agradecer a todos os que me têm apoiado", referiu a surfista que divide a sua vida entre Hossegor e o Taiti.
Tya Zebrowski volta ser muito feliz nas ondas portuguesas. No ano passado, em Santa Cruz, sagrou-se campeã europeia Sub-16. Agora, chegou o momento de brilhar junto de adversárias muitíssimo mais experientes.
Mais uma vez, os fãs portugueses foram testemunhas da primeira vitória de um fenómeno do surf mundial num dos principais circuitos da WSL. Quem não se lembra do que fez a pequena norte-americana, Caitlin Simmers, em Peniche há dois anos...
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram