Este sábado, no famoso 'Maracanã do Surf', aconteceu um dos grandes momentos desportivos de 2025. Uma surfista de 14 anos (!) conseguiu a qualificação para a circuito mundial. A autora desta maravilhosa gesta é o fenómeno Tya Zebrowski.
Desta forma, a prodigiosa gaulesa torna-se na mais jovem surfista da história a garantir lugar no CT. Um marco digno de entrar para o 'Guinness World Records'. O feito consumou-se após a atual campeã europeia da World Surf League (WSL) ultrapassar a ronda 1 do Saquarema Pro.
"Nem sei o que dizer. Estou super feliz por ser a mais jovem a entrar no CT", não escondeu a recente vencedora do EDP Ericeira Pro na entrevista pós-heat concedida à WSL.
Líder destacada do ranking feminino, Tya Zebrowski selava a inédita qualificação caso superasse a ronda inaugural. Assim fez ao vencer o primeiro heat da carreira que surfou no 'Maracanã do Surf'. Não poderia ter tido melhor batismo no emblemático local a que regressará em 2026, já como top mundial. Quando tocou a buzina, Tya nem sequer estava inteirada daquilo que tinha acabado de alcançar.
"Após vencer a bateria, a Kiara Goold, que é a minha melhor amiga e com quem partilhei o heat, disse-me que eu estava qualificada. Fiquei surpreendida porque não sabia", confidenciou a surfista com raízes taitianas.
"Tentei divertir-me e dar o meu melhor. Foi um pouco difícil porque já há algum tempo que não surfava de backside. Não estava confiante, mas passei o heat e estou qualificada", concluiu a competidora treinada pelo ex-top mundial Joan Duru.
A incrível qualificação desta super grom surge de forma antecipada, uma vez que é conseguida à quinta (!) das sete etapas que compõem o circuito Challenger Series 2025/2026. É o resultado da notável consistência exibida por esta surfista que divide o seu tempo entre Hossegor e o Taiti.
Nos quatro eventos já realizados, Tya Zebrowski atingiu sempre pelo menos os quartos-de-final, sendo que foi finalista em Huntington Beach e na Ericeira.
Faz este domingo uma semana, em águas portuguesas, que Zebrowski alcançou a primeira vitória em etapas da Challenger Series, sendo igualmente a mais jovem a rubricar tal proeza.
Agora, no outro lado do Atlântico, concretizou-se o que estava escrito nas estrelas. Qualificar-se para o CT na temporada de estreia na Challenger Series. São momentos de uma ascensão meteórica no surf mundial e que conhecerá um novo capítulo no próximo ano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram