Se em Portugal existem 12 surfistas com a possibilidade de sagrarem-se campeões nacionais em 2025, a corrida ao título mundial de bodyboard também está ao rubro. Neste caso é metade do que temos por cá, com meia dúzia de contendores.
Mais uma vez, cabe ao poderoso slab canário 'El Frontón' coroar o campeão do mundo. O Gran Canaria Frontón King é a última etapa do Mundial de 2025, que arrancou em Marrocos no passado mês de fevereiro.
Depois de quatro campeonatos, no qual constou a passagem por Portugal (Sintra), a luta pelo cetro mundial ficou resumida aos seguintes nomes: Uri Valadão, Armide Soliveres, Pierre Louis Costes, Gabriel Braga, Tristan Roberts e Chajri Badr Eddine.
Deste lote, encontramos bodyboarders de três continentes (Europa, África e América) e quatro atletas que já possuem títulos mundiais no currículo. O brasileiro Uri Valadão foi campeão do mundo em 2008, o francês Pierre Louis Costes em 2011 e 2016, enquanto o sul-africano Tristan Roberts foi coroado em 2019 e 2021. Já o canário Armide Soliveres é o atual detentor do título mundial e, já agora, do cetro europeu.
O brasileiro Gabriel Braga e o marroquino Chajri Badr Eddine procuram uma proeza inédita na potente onda localizada em Gáldar, zona norte da ilha Gran Canária.
Num ranking em que vão contar os três melhores resultados obtidos ao longo do ano, o quarentão Uri Valadão é quem parte na posição mais favorável. O famoso 'Baiano Voador' é o lider do ranking mundial, seguido de perto pelo local Armide Soliveres e por PLC, o bodyboarder francês mais português do globo.
Está tudo em aberto num campeonato cujo período de espera começou no passado dia 11 de outubro, mas que só esta quarta-feira foi para a água pela primeira vez. Chegou um novo swell, que tem entregue altas ondas. Para os próximos dias, a 'Besta' promete entregar boas ondas, dignas da discussão de.. dois cetros mundiais.
Em jogo, também está o título mundial do escalão Júnior, que ficará na posse daquele que conquistar a prova canária. Os jovens Vicente Campos (vice-campeão europeu Júnior) e Frederico Castelo Branco são os representantes portugueses.
Na competição Open, a armada lusa é composta por Joel Rodrigues (13.º do ranking), Pedro Bettencourt e Steph Kokorelis. O longo período de espera do Gran Canaria Frontón King termina a 25 de outubro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram