A Coalition Summit 2025 realizou-se em Santa Cruz, no estado norte-americano da Califórnia, entre os dias 8 e 10 de outubro.
Organizado pela Save The Waves Coalition, o encontro reuniu representantes de todas as reservas mundiais de surf, cientistas, economistas, investigadores, dirigentes e ativistas ambientais. A Save Azores Waves esteve presente através de André Avelar e Francisco Andrade.
Durante a conferência foi evidente que o arquipélago dos Açores, apesar da sua natureza conservada, está a anos de distância de outras regiões, tanto mais desenvolvidas como na Califórnia ou Reino Unido, assim como as menos desenvolvidas como o Peru, Chile ou Indonésia, no que diz respeito à proteção ativa das suas zonas costeiras.
Exemplo disso são as novas obras que estão previstas nas orlas costeiras das diferentes ilhas dos Açores, nomeadamente a Praia do Monte Verde em São Miguel, Praia Formosa em Santa Maria, Praia do Almoxarife e Praia do Porto Pim no Faial, ou mesmo o prolongamento do Cais do Porto da Praia da Vitoria, que colocam em causa a biodiversidade, a descaracterização da beleza das ilhas, bem como, as zonas de banho e lazer.
A presença da Save Azores Waves neste evento é um sinal de esperança, bem como, da importância que os Açores podem ter no panorama mundial, na conservação dos oceanos e da economia azul, como é o caso do programa Blue Azores.
A criação de reservas regionais de surf nos Açores pode ser uma ferramenta legislativa e uma plataforma de entendimento e compromisso de todas as atividades ligadas ao uso do mar com a sustentabilidade de todo o ecossistema costeiro, incluindo a bacia hidrográfica adjacente e os habitats naturais que dela dependem.
Além disso, tem o poder de potenciar a economia local através do turismo de surf, da investigação científica, da pesca sustentável e da educação ambiental.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram