Um mal nunca vem só e Erica Máximo viveu isso em 2024, um ano que foi bastante complicado, dentro e fora de água.
Tudo começou no Mundial ISA Júnior, disputado em El Salvador, no qual Erica foi desclassificada após ter tentado interferir de forma deliberada numa onda da australiana Willow Hardy, de forma a tentar evitar que a adversária superasse a compatriota Maria Salgado na bateria.
Depois, no início de outubro, Máximo sofreu uma lesão grave, com distensão ligamentar e fratura no fémur, enquanto competia. A este infortúnio, juntou-se uma apendicite e uma gripe contraída no hospital que teimou em não passar, conforme revelou através da rede social Instagram.
A lesão fez com que a ex-campeã nacional Sub-20 estivesse fora de combate durante um ano. Apesar de estar impossibilitada de competir, a goofy de Carcavelos continuou a aparecer nas etapas da Liga MEO Surf, desempenhando o papel de comentadora em alguns heats, no qual aportou a sempre importante visão do competidor. Manteve-se perto da tribo à qual pertence.
"Foi uma experiência super diferente e muito divertida. Gostei imenso. Acho que a lesão apesar de não ser agradável, traz oportunidades que se calhar não teria caso não tivesse a lesão", confidenciou na entrevista pós-heat após a estreia vitoriosa no Bom Petisco Peniche Pro.
Precisamente, a etapa final da Liga MEO Surf versão 2025 marcou o fim do longo calvário de Erica Máximo, consumando o tão ansiado regresso à competição. "Foi muito complicado. Foi um ano inteiro de lesão, sem competir e surfar", não escondeu.
Não obstante estar há muito sem envergar a licra de competição e ainda não se encontrar a 100% em termos físicos, a jovem de 19 anos mostrou estar com o surf muito afiado. Resultado disso é que Erica Máximo atingiu pela primeira vez a final de uma etapa da Liga MEO Surf. "Sinto-me feliz", disse após carimbar a presença no heat decisivo.
Com muita 'fome de surf', Erica superou ronda atrás de ronda, com triunfos pelo meio, desembocando na final com a amiga e conterrânea Francisca Veselko, que garantiu a vitória no campeonato. Foi uma 'final de Carcavelos' nas esquerdas do Lagido, em Peniche. O corolário de um grande regresso à competição por parte de Erica Máximo e que deixa água na boca para 2026.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram