Menos de uma semana após o término do EDP Ericeira Pro, o circuito Challenger Series é retomado no país irmão. Este sábado, abre a janela de espera do Saquarema Pro.
O evento brasileiro é a quinta etapa da temporada 2025/2026, a última que será disputada no presente ano. As incursões por Pipeline e Newcastle (Austrália) só estão agendadas para o ano vindouro.
Nas ondas do famoso 'Maracanã do Surf', onde estarão em jogos pontos valiosos na corrida ao CT de 2026, a representação portuguesa está a cargo dos cinco surfistas que estão a fazer este competitivo circuito a tempo inteiro: Frederico Morais, Afonso Antunes, Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e a campeã nacional Teresa Bonvalot.
No seio deste núcleo, Yo-Yo está perto de alcançar a inédita qualificação para a elite mundial do surf. É confortavelmente instalada na vice-liderança do ranking feminino que a surfista algarvia regressa à Praia de Itaúna. Ali mesmo, no ano passado, a vice-campeã mundial ISA ficou somente a um heat de conseguir o tão desejado acesso ao 'Dream Tour', tendo sido derrotada nas meias-finais pela francesa Vahine Fierro, que ficou então com a vaga mundialista.
Beneficiando do estatuto de cabeça de série, assim como as compatriotas, Hopkins tem entrada direta na ronda 2. Para já, o contingente luso feminino só conhece o nome de uma das três oponentes que defrontará na primeira apresentação. A restante oposição é proveniente da ronda 1.
Yolanda Hopkins entrará em cena na oitava e última bateria. De momento, sabe que a australiana Ellie Harrison será uma das três oponentes.
Antes, Francisca Veselko estreia-se na terceira bateria. Tal como acontece com Yolanda, Kika já sabe que uma das três adversárias é originária da Austrália, no caso a ex-top mundial Sophie McCulloch. Veselko também chega ao Brasil dentro da zona de qualificação para o CT, ocupando o quarto posto.
Já a campeã nacional Teresa Bonvalot vai surfar na sexta bateria. A norte-americana e antiga campeã mundial ISA Kirra Pinkerton é uma das rivais. À porta da 'bolha de qualificação' - é oitava colocada do ranking - Teresa vai abordar o Saquarema Pro com o pé direito "semi-lixado". Isso também já sucedeu recentemente na Ericeira, conforme revelou Bonvalot esta semana através da rede social Instagram.
No lado masculino, as cores portuguesas estão distantes do top 10, que representa a zona de qualificação para o CT. Frederico Morais e Afonso Antunes iniciam a participação logo na ronda inaugural e em heats sucessivos.
Primeiro, na sexta contenda, Afonso mede forças com o havaiano Luke Tema, o australiano Tully Wyllie e o brasileiro Rafael Teixeira. A fazer a primeira campanha como efetivo na Challenger Series, Antunes debuta no Saquarema Pro.
Na bateria imediatamente a seguir, Kikas encontra o basco Adur Amatriain, o norte-americano Ryan Huckabee e o brasileiro Kaue Germano.
Com o período de espera até ao dia 19 de outubro, o Saquarema Pro terá dois tops mundiais em competição: o casal brasileiro João Chianca e Luana Silva.
Ainda antes de ir para a água, já é certo que a prova sul-americana terá vencedores diferentes face ao ano passado. O francês Marco Mignot e a australiana Macy Callaghan são ausências. Este sábado, a primeira chamada acontece às 11h00 (hora de Portugal continental).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram