A armada japonesa presente no Saquarema Pro, quinta e antepenúltima etapa da Challenger Series versão 2025/2026, deu boa conta do recado.
Entre as senhoras, o país do sol nascente esteve em maioria nos oitavos-de-final. Quatro surfistas atingiram esta fase mais adiantada no 'Maracanã do Surf'. A teenager Mirai Ikeda, de 17 anos, conseguiu avançar para os 'quartos', o seu melhor desempenho em etapas deste competitivo circuito de acesso ao CT.
No lado masculino, apenas um atleta chegou à fase 'man-on-man' do campeonato. Essa proeza coube ao surfista de cabelo vermelho. Na Praia de Itaúna, Keijiro Nishi não deu só nas vistas pela excêntrica cor capilar, que volta e meia altera. O seu surf também esteve em destaque.
Keijiro Nishi
WSL/Ana Catarina
Com três triunfos em outras tantas baterias, o surfista de 27 anos foi até aos quartos-de-final, o que permitiu igualar o melhor resultado (5.º lugar) na Challenger Series. Este mesmo posto, Nishi tinha alcançado no Ballito Pro de 2024, que representou então uma estreia auspiciosa no circuito.
Depois de somar resultados mais discretos nas quatro provas anteriores, a performance de relevo no Brasil chegou numa altura bem importante, acalentando as esperanças de uma inédita qualificação para a divisão máxima do surf mundial.
De uma assentada, o surfista asiático trepou 13 lugares (!) no ranking, estando agora numa posição mais favorável para o ataque final. É o 21.º colocado da hierarquia, numa fase em que há duas etapas (Pipeline e Newcastle) por disputar.
Já com um descarte nas contas, KJ está a pouco mais de três mil pontos de entrar na zona de qualificação para o CT do próximo ano.
Surfista que compete regularmente no QS da Ásia - é vice-campeão regional - Keijiro Nishi entrou para a história do circuito em 2023. Foi o campeão do primeiro evento que a WSL fez numa piscina ondas artificiais asiática e que também marcou a estreia do Coreia do Sul como palco de campeonatos. A prova foi tão 'sui generis' que até nevou.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram