A Praia de Itaúna, o famoso 'Maracanã do Surf', goza de um estatuto que só Pipeline, a onda rainha do surf mundial, também possui. É palco de eventos dos dois circuitos mais importantes da esfera World Surf League: o CT e a Challenger Series.
Quando ali se desenrolam as ditas competições, tornou-se constante a presença de um senhor, que vai surgindo a espaços nas transmissões em direto da WSL.
Em pleno areal, com toda a paixão e fervor, a patusca figura ora exibe a bandeira do Brasil, ora mostra a bandeira de Portugal. É impossível ficar indiferente! Os estandartes ficam recheados de autógrafos de elementos envolvidos nas provas, maioritariamente os surfistas.
A figura de que falamos é carinhosamente conhecida como o "portuga de Saquarema", pelo menos assim é denominado nas transmissões da WSL. E há uma razão para ser assim tratado.
Num destes dias de Saquarema Pro, a repórter Manu Caiado fez uma curta entrevista ao personagem, que revelou ser originário de Portugal. Apesar da interação, desconhece-se o seu nome. Soube-se que reside há quase 50 anos no país irmão. Assentou arraiais em Saquarema depois de assistir ao festival 'Som, Sol e Surf'.
Conhecido como o 'Woodstock' brasileiro, este festival realizou-se em 1976 ali mesmo, na Praia de Itaúna, onde o 'portuga' assiste de forma entusiasta às provas da WSL. Em quase meio século, muito pode ter mudado, mas a paixão permanece intacta.
Em terra, o 'portuga de Saquarema' observa atentamente a performance daqueles que admira e que o admiram. Quando Yolanda Hopkins regressou da água após selar a inédita qualificação para o CT, esta abraçou o senhor, que na altura estava com a bandeira portuguesa. Depois, posaram para a fotografia.
Já o brasileiro e ex-top mundial Deivid Silva ofereceu uma licra de competição que utilizou na Austrália. Um presente de DVD para juntar às outras quatro licras que estão em casa, entre as quais licras que foram utilizadas pelo atual campeão mundial. "Tenho duas do Yago Dora, com o #9 e #96, do Liam O'Brien e do Miguel Pupo", conta o 'portuga', que também aparenta ser adepto de outros desportos de praia.
Enquanta falava ao microfone da WSL, mostrou a quem pertenceu a camisola de alças que envergava. Esta foi de Arthur Lanci, jogador brasileiro de voleibol de praia e que já participou nos Jogos Olímpicos.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram