Ainda que sem pranchas, a Seleção Nacional de surf adaptado já chegou ao estado norte-americano da Califórnia, onde entre os dias 2 e 7 de novembro vai participar no Mundial ISA de Oceanside.
Orientada por Tiago Prieto, este ano a formação portuguesa entra no certame com um elenco mais reduzido face a anos anteriores. O conjunto é somente composto por dois atletas. Porém, tal não esmorece o ataque às medalhas.
Marta Paço e Camilo Abdula são dois para surfistas já com muita experiência acumulada e bastantes medalhas arrecadadas neste tipo de competições.
Em Oceanside, que toma o lugar da icónica Huntington Beach como palco do evento, Marta Paço, de 20 anos, procura sagrar-se campeã mundial ISA de surf adaptado pela quinta ocasião consecutiva. A meta é o penta! Como sempre, a já consagrada atleta vianense compete na categoria VI 1, que é destinada a atletas invisuais.
Por sua vez, Camilo Abdula chega a Oceanside super motivado, uma vez que há sensivelmente duas semanas sagrou-se bicampeão europeu.
Agora, em águas norte-americanas, o sineense de 46 anos almeja o segundo cetro mundial na categoria Stand 1, depois da histórica conquista alcançada em 2022. O ano passado, Camilo foi vice-campeão do mundo ISA. No medalheiro mundialista, Abdula possui todos os metais atribuídos, uma vez que também já foi bronze e cobre.
Em Oceanside, que anteriormente nunca recebeu esta competição, a abertura das hostilidades está prevista para este domingo. No mesmo dia, também decorrerá a cerimónia de abertura do evento, com a tradicional parada das nações e a entrega dos frascos de areia dos países presentes.
Este ano, o Mundial ISA de Para Surfing conta com a participação de 137 atletas em representação de 24 seleções nacionais. A Bélgica é a nação estreante no evento que decorrerá a norte do famoso pontão de Oceanside.
De 2 a 7 de novembro, toda a ação poderá ser acompanhada através da transmissão em direto da Associação Internacional de Surf (ISA) no seu canal de YouTube ou sítio oficial de internet.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram