É este sábado que ficaremos a conhecer o nome do campeão mundial de bodyboard referente a 2025.
Mais uma vez, tudo se decide no poderoso Frontón, no arquipélago das Canárias. A onda é considerada por muitos a melhor do globo para a prática da modalidade. Para este dia D, o famoso slab canário deixa antever que estará à altura de tão grandioso acontecimento.
Segundo as previsões, esperam-se condições épicas no reef break localizado em Gáldar, na zona norte da ilha Gran Canária.
À etapa final do ano para a divisão Open masculina - o Gran Canaria Frontón King - chegaram meia dúzia de bodyboarders com possibilidades de arrebatar o cetro mundial. Com a prova parada nos quartos-de-final, a corrida ao título já foi reduzida a metade, restando três atletas.
Fora da equação já estão os eliminados Gabriel Braga e Badr Eddine Chajri, assim como o ex-campeão mundial Tristan Roberts. Todavia, este ainda se mantém em prova, mas matematicamente não é possível arrecadar o terceiro título mundial da carreira. No entanto, o campeão em título do evento poderá ter uma importante palavra a dizer nas contas finais, uma vez que pode se cruzar no caminho dos três contendores. O mesmo aconteceu com outro antigo campeão do mundo, o gaulês Amaury Lavernhe, que até já esteve arredadado do campeonato.
Neste momento, os candidatos ao título são: o brasileiro Uri Valadão, o canário Armide Soliveres e o gaulês Pierre Louis Costes. Todos ostentam cetros mundiais no currículo, sendo que o local Armide Soliveres é o vigente campeão do mundo.
Através das redes sociais, a International Bodyboard Committee (IBC), entidade promotora do circuito mundial, atualizou os cenários que estão em cima da mesa para este sábado, último dia competitivo do ano.
Líder do ranking na chegada ao Frontón, o brasileiro Uri Valadão, de 40 anos, continua a ser o dono da melhor posição. Se for finalista, o 'Baiano Voador' sagra-se campeão mundial 17 anos (!) depois, pelo que está a duas baterias dessa proeza. Em caso de derrota de Uri nas meias-finais, Armide Soliveres não pode ser segundo classificado e PLC o 'Rei' do Frontón. Se todos os candidatos ao título saírem derrotados dos 'quartos', Uri Valadão faz a festa.
Colocados na parte inferior do quadro, Armide Soliveres e Pierre Louis Costes podem se encontrar nas meias-finais. Vice-líder da hierarquia mundial, Armide renova o título se vencer o Frontón King e Uri Valadão não for finalista. Ser o finalista derrotado, Uri Valadão tem de ficar pelo caminho já nos quartos-de-final.
Terceiro classificado do ranking, Pierre Louis Costes está obrigado a conquistar o Gran Canaria Frontón King e necessita que Uri Valadão não seja finalista. Só assim celebra algo que já lhe foge há nove anos.
Neste sábado, dia em que a chamada acontece às 10h00 (hora de Portugal continental), também será encontrado o campeão do mundo Júnior. O sucessor do espanhol Alexander Montes será um bodyboarder europeu: o compatriota Alberto Perez ou o francês Louka Zaninotto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram