O último fim de semana ficou marcado pela atribuição dos primeiros títulos nacionais de surf referentes a 2025.
As boas e desafiantes ondas de Leça da Palmeira coroaram Ana Mel e Lua Escudeiro como campeãs nacionais Sub-16 e Sub-18, respetivamente, num evento inserido no cartaz desportivo da 11.ª Porto & Matosinhos Wave Series.
Natural de Peniche, Ana Mel foi até ao Norte do país sagrar-se bicampeã nacional Sub-16. A irmã de Matias Canhoto revalidou o cetro após uma espetacular reviravolta nos derradeiros instantes da final.
Graças a uma onda de apenas 4,50 pts, que valou a pontuação combinada de 10,50 pts, Ana Mel bateu Vida Mendonça. Derrotadas nas meias-finais, Madalena Alves Guerreiro e Inês Piedade alcançaram o terceiro posto.
Na categoria Sub-18, Ana Mel também esteve em bom plano, atingindo as meias-finais. A local Teresa Pereira também foi eliminada às portas da final.
Conforme já mencionado, o título nacional ficou na posse de Lua Escudeiro, que sucede a Maria Dias como campeã do escalão.
Na final, com o score combinado de 8,50 pts, a goofy de 18 anos impôs-se a Constância Simões. Foi o culminar de um campeonato em que Lua Escudeiro mostrou-se forte, tendo conseguido a melhor onda (9,00 pts) e a pontuação combinada (13,35 pts) mais elevada.
“Este campeonato foi uma verdadeira celebração do surf feminino e das novas gerações. Tivemos dois dias de grande qualidade, com condições exigentes e um nível técnico muito elevado. É inspirador ver estas jovens atletas a competir com tanta determinação e espírito de equipa, o que nos diz que o futuro do surf português está garantido”, considera Marcelo Martins, responsável da Onda Pura Surf Center, entidade promotora da Porto & Matosinhos Wave Series.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram