Não começou da melhor forma a prestação portuguesa no Saquarema Pro, que teve início este sábado nas ondas do Point de Itaúna.
Logo ao primeiro dia de competição - o período de espera termina a 19 de outubro - o surf português fica sem representantes no setor masculino desta que é a quinta etapa da Challenger Series 2025/2026. Isto porque Frederico Morais e Afonso Antunes foram eliminados na ronda inaugural da competição brasileira.
Desta forma, o duo luso complica ainda mais as chances de entrada no circuito mundial de surf no próximo ano, relembrando que chegaram ao Brasil abaixo do top 50 do ranking. Uma situação bem diferente daquela que se vive no lado feminino, onde Yolanda Hopkins e Francisca Veselko podem garantir a inédita qualificação já no famoso 'Maracanã do Surf'.
Este sábado, o primeiro surfista português a ficar pelo caminho foi Afonso Antunes, que participou pela primeira vez no Saquarema Pro. Em ação na sexta bateria, Afonso teve uma derrota inglória.
A contenda foi marcada pelo equilíbrio, sendo bem animada na segunda metade. Com uma onda de 5,73 pts - a segunda melhor do heat - Antunes meteu-se na briga pelo apuramento. Depois, já dentro dos dois minutos finais e com o requisito de apenas 4,77 pts, o antigo vice-campeão nacional Open encontrou uma onda com aparente potencial, mas não evitou uma queda na conclusão da primeira manobra. Desfecho que ruiu as suas aspirações de prosseguir em prova.
O score combinado de 10,06 pts daria a Afonso Antunes a possibilidade de superar metade das baterias da ronda 1, composta por oito confrontos.
Neste caso, o surfista de 22 anos não foi além do terceiro posto do heat, ficando à frente do também eliminado Tully Wylie (8,73 pts) e atrás do jovem havaiano Luke Tema (10,50 pts) e do brasileiro Rafael 'Pato' Teixeira (12,23 pts), que seguiram para a ronda 2.
No heat imediatamente a seguir, Frederico Morais terminou no quarto lugar, com 7,90 pts. Depois de uma primeira parte da bateria sem colocar pontuações, Kikas esteve mais ativo nos segundos 15 minutos, procurando a passagem à fase seguinte, o que não foi possível.
O top 10 mundial em 2021 ficou atrás do norte-americano Ryan Huckabee (9,37 pts), que também foi afastado da competição, e dos apurados Kaue Germano (10,00 pts) e Adur Amatriain (11,03 pts), que é um antigo campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL).
Terminada a passagem pelo evento no qual assegurou a requalificação para o CT há dois anos, Frederico Morais estará agora de regresso a Portugal. Dentro de semana e meia, o surfista de 33 anos será submetido a uma cirurgia para retirar os parafusos que tem no tornozelo direito, depois de ter fraturado o mesmo em dezembro último. Uma lesão que condicionou a campanha de 2025, com Frederico a não esconder que "este tem sido um ano difícil".
Daqui em diante no Saquarema Pro, a bandeira portuguesa apenas surge na prova feminina. Beneficiando do estatuto de cabeças de série, Yolanda Hopkins, Kika Veselko e a campeã nacional Teresa Bonvalot têm entrada direta na ronda 2, que não será disputada este sábado.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram